Artigos

Em Santa Cruz não há privilegiados

A Câmara Municipal de Santa Cruz recebeu, ontem, uma excelente notícia e uma vitória que é nossa, mas também de todo o povo deste concelho. O Tribunal Administrativo do Funchal deu razão a esta autarquia, e decidiu que o Aeroporto tem de pagar IMI, acabando assim com uma situação de clara injustiça em relação a todos os que pagam os seus impostos. Isto porque se permitiu, até agora, a existência de um território de exceção, onde uma infraestrutura concessionada gera lucro e onde são desenvolvidas várias atividades comerciais.

A nossa luta conquistou, com esta decisão, a sua primeira vitória, a qual reflete o nosso posicionamento na política em prol do interesse público e não em defesa de grandes grupos económicos. Curioso que ainda bem recentemente uma reputada figura do PSD/Madeira denunciava que os grandes grupos económicos mandavam no Governo Regional. Ora, em Santa Cruz quem manda é o superior interesse da população, o qual não se coaduna com privilégios e com exceções, como as que existem relativamente ao Aeroporto Cristiano Ronaldo.

Mas esta é também uma vitória política, porque ainda me lembro dos risinhos sarcásticos da nossa oposição quando anunciamos este processo, sempre pronta que está a defender os grandes contra os pequenos. Lembro-me ainda da chacota em plena Assembleia Legislativa da Madeira, gozando com Santa Cruz e com a sua luta justa em relação a uma política de impostos sem privilégios.

Com esta decisão ganhou a política séria, ganhou a defesa intransigente do interesse da população, perderam os grandes grupos que se banqueteiam na mesa do poder que lhes dá, de mão beijada, benefícios e exceções.

Abriu-se ainda caminho para que os autarcas deste país sigam o exemplo de Santa Cruz e pugnem pelos seus direitos relativamente a infraestruturas aeroportuárias, ferroviárias, barragens.

Não podemos continuar a ter uma região e um país de privilégios para os que mais podem e de mão pesada para os que trabalham.