Madeira

PSD diz que envelhecimento obriga a estratégias transversais

None

Foi no âmbito da conferência 'Demografia, o desafio do século', que teve lugar esta quarta-feira, em São Vicente, que o PSD falou na necessidade de mudança de paradigma e implementação de medidas e estratégias transversais, para melhor enfrentar o envelhecimento da população. 

No encontro, em que participaram quatro dezenas de profissionais ligados às áreas do social, da educação e da saúde, a tónica foi colocada numa maior incidência na família. 

Nesta iniciativa do 'Compromisso 2030', a primeira da temática 'Demografia e Economia da Longevidade', foram, ainda, deixados alguns desafios para o futuro, tendentes a garantir que a Região venha a estar mais preparada para lidar com as novas tendências ligadas à demografia, tanto na perspectiva do envelhecimento, como na lógica da natalidade. Embora a estratégia deva ser global, defendem uma aplicação local. 

“Uma das ideias que foi consensual a todos os presentes foi, precisamente, a da necessidade de olharmos para o envelhecimento de forma diferente, garantindo que este seja uma fase da vida o mais activa possível, digna e integrada na comunidade, actuando quer junto das famílias, quer ao nível dos cuidadores, que também precisam de ser mais apoiados nas suas funções” explicou a coordenadora do 'Compromisso 2030' para esta área, Cláudia Perestrelo, acrescentando que, neste enquadramento, e do ponto de vista familiar, é também essencial que os apoios à natalidade “sejam reajustados, transversais e comuns a diversas franjas do território”.

Paralelamente, a também deputada social-democrata sublinhou que outra das ideias deixadas nesta primeira reunião incidiu na importância de serem aprovadas medidas legislativas para melhorar a parentalidade e, também, o cuidado e a protecção de quem cuida dos idosos.

“Na prática, falamos de medidas que, por um lado, actuem na família e garantam o equilíbrio necessário a todos aqueles que dela fazem parte, bem como medidas que valorizem quem desempenha funções a favor da terceira idade”, vincou, destacando o facto deste encontro ter sido altamente participado, “com intervenções que, no seu conjunto, servem o propósito deste projeto de auscultação e que passa por encontrar novas soluções para melhorar a vida da nossa população”.