5 Sentidos

Clube de Leitura na Biblioteca Municipal conta com a participação de Emanuel Gaspar

None

No próximo dia 17 de Fevereiro, a Biblioteca Municipal do Funchal vai acolher, às 18 horas, a apresentação do livro 'A Arquitectura no Arquipélago da Madeira. Do povoamento à contemporaneidade', da autoria de Emanuel Gaspar

Esta obra clarifica o conceito de bem patrimonial, independentemente do tempo histórico onde cronologicamente se enquadra o edifício correspondente. O livro constitui assim um contributo importante, sobretudo para o reconhecimento público de edifícios cujas qualidades, estéticas e, ou outras, ainda não alcançaram a atenção da sociedade.

Segundo o autor, um dos aspectos relevantes da obra "é a sua capacidade de transmitir de modo simples e pedagógico, processos de análise que permitem estabelecer relações de apreciação e de valorização, de diferentes tempos históricos, tipos e técnicas construtivas, identidades e expressões estéticas".

A apresentação do livro 'A Arquitectura no Arquipélago da Madeira. Do povoamento à contemporaneidade', de Emanuel Gaspar é aberta ao público.

Mais sobre o autor Emanuel Gaspar:

É licenciado em História, variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e é mestre em Arte e Património, pelo Departamento de Arte e Design da Universidade da Madeira. 

Recentemente, o autor tem trabalhado em investigação sobre o Património Arquitetónico Modernista e Moderno no Arquipélago da Madeira, e é professor do Ensino Básico e Secundário. Para além disso, possui trabalhos publicados na área do Património Cultural e é corresponsável pela elaboração de alguns inventários concelhios do Património Imóvel da Região Autónoma da Madeira.