Madeira

Agricultura recebe mais de 2.000 pedidos de ajuda em três dias

São elegíveis para este apoio a cultura da vinha, da cana sacarina, de hortícolas, de frutícolas ou de floricultura em explorações com área mínima de 500 m2

None
Foto Secretaria Regional de Agricultura

Em causa está a Medida 22, dotada com 3,1 milhões de euros, que visa ajudar a fazer face ao aumento de custos ditado pela guerra na Ucrânia.

Foi na visita ao balcão de atendimento ao agricultor de São Vicente, situado na Escola Agrícola da Madeira, que Humberto Vasconcelos deu conta de que em três dias foram mais de 2.000 os agricultores madeirenses que se candidataram aos apoios no âmbito da Medida 22, que pretende prestar assistência de emergência aos agricultores que foram afectados pelo impacto da guerra na Ucrânia, de modo a cobrir o aumento dos custos dos factores de produção. Estes apoios pretendem, acima de tudo, assegurar a continuidade das actividades e a sustentabilidade da produção regional.

"Temos uma dotação de 3,1 milhões de euros de apoios para entregar a fundo perdido aos nossos agricultores, dos quais cerca de 500 mil euros são do orçamento da Região. Nos primeiros três dias registámos mais de 2.000 candidaturas, mas queremos chegar às 10.000, por isso vamos continuar a divulgar esta importante medida para que os apoios cheguem ao maior número de pessoas possível", referiu o secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural. 

Na ocasião, o governante sublinhou que para terem direito aos apoios os agricultores devem realizar as candidaturas nos mesmos balcões onde são efectuadas aas candidaturas ao Pedido Único. "É um processo muito simples e rápido", informou. 

São critérios de elegibilidade os agricultores terem explorações com área mínima de 500 m2 em pelo menos uma das culturas ou grupos de culturas mais afectados, nomeadamente vinha, cana sacarina, hortícolas, frutícolas ou floricultura, apresentadas na candidatura do Pedido Único 2022.

O processo de candidaturas, que se iniciou na segunda-feira, prolonga-se até ao dia 31 Janeiro, refere a Secretaria em nota enviada às redacções.