Madeira

Tome nota da agenda para esta terça-feira, 20 de Setembro

None

20 de Setembro é o 263.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 104 para acabar 2022.

Saiba que iniciativas estão agendadas para hoje:

09h00 Jorge Carvalho, estará presente na sessão de abertura da iniciativa Formação PRISMA, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.

09h30/12h30 A Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres (DRETT), tutelada pela Secretaria Regional de Economia promove uma sessão de esclarecimento sobre o Acordo Relativo ao Transporte de Mercadorias Perigosas por Estrada (ADR), dirigida a profissionais na área.

10h00 A Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, participa amanhã, numa limpeza de Lixo-Marinho na Ponta de São Lourenço, no âmbito da Semana Europeia de Limpeza Costeira.

10h00 Iniciativa Grupo Parlamentar PSD, junto ao Gabinete do Ensino Superior.

10h30 Entre as 10 e as 16 horas, será instalada uma tenda do Serviço Regional de Protecção Civil, na Avenida Arriaga (junto ao Golden Gate Café), com os recursos e meios necessários, para que os transeuntes possam participar e tirar a fotografia, numa moldura personalizada para o efeito, com o slogan da campanha, 'A Madeira sem fogos depende de todos'. O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos irá participar nesta actividade, pelas 10h30.

10h30 Ireneu Cabral Barreto recebe o comandante cessante do Regimento de Guarnição n.º 3, Coronel de Infantaria António da Silva Cardoso, no Palácio de São Lourenço.

11h00 O Partido Socialista-Madeira promove uma conferência de imprensa, esta terça-feira, no Porto do Caniçal. A iniciativa terá como porta-voz o presidente do partido, Sérgio Gonçalves.

11h00 Apresentação do Sistema De Videovigilância E Monitorização Do Trânsito Em Tempo-Real, na Divisão de Mobilidade e Trânsito da Câmara Municipal do Funchal, na Avenida Calouste Gulbenkian-Edifício 2000. A conferência realiza-se com as presenças do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado e do vereador com o pelouro do trânsito, Bruno Pereira.

11h30 O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita a unidade fabril da empresa Carpicaldeira – Carpintaria Unipessoal, ao Caminho do Pico do Rancho, 120, em Câmara de Lobos. 

16h00 Iniciativa política do PCP para abordar medidas de emergência para combater o aumento do custo de vida e o agravamento das injustiças e desigualdades, no Largo do Phelps.

18h35 O presidente da Assembleia da República inicia, hoje, uma visita oficial à Madeira, onde participará, na quarta-feira, na abertura da sessão legislativa deste parlamento regional e na cerimónia comemorativa do bicentenário da Constituição de 1822. De acordo com o programa da segunda figura do Estado Português, Augusto Santos Silva chegará ao fim desta tarde ao Funchal, onde é esperado no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, que oferece um jantar em sua honra.

CULTURA

10h30/12h30-15h00/16h30 Termina hoje, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, a conferência internacional ‘As Ilhas Atlânticas na Expansão Marítima – de Porto Santo ao Planeta Oceano’. A iniciativa é promovida no âmbito do programa comemorativo do V Centenário da primeira Circum-Navegação, comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães e que é organizada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

18h00 Sessão comemorativa do 18.º aniversário do Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol

19h00 Martins Junior fala sobre livro de Saramago, no âmbito do ciclo de conversas 'De Saramago, o meu livro', na Galeria Anjos Teixeira."

DESPORTO

12h00 O executivo da Câmara Municipal da Calheta recebe, esta terça-feira, Bernardo Pereira, atleta do Clube Naval da Calheta que no último fim-de-semana sagrou-se campeão da Europa de canoagem de mar no escalão de sub-23, conquistando ainda a medalha de bronze na prova geral, ao serviço da Seleção Nacional. 

Arranca a edição de Outono do Trans Madeira, uma corrida de enduro mountain bike que começou em 2018 e explora os quatro cantos da ilha, num circuito com mais de 200 quilómetros de pedalada, 30 etapas especiais e 140 pilotos por edição.