Artigos

“A Panelinha…”

Infelizmente a nossa terra está a ficar conhecida por motivos pouco sérios

Acabou a Cimeira Madeira/Açores, ou melhor acabaram-se as reuniões entre os Governos Regionais da Madeira e dos Açores, que, desta vez realizou-se na Região Autónoma da Madeira. Podemos afirmar sem sombras de dúvidas que “a Montanha pariu um rato”. Muita página de jornais com nada, muito tempo de antena nas rádios públicas e privadas, assim como na televisão regional, mas fomos ver e “depois nada”…

Se estivéssemos numa região desenvolvida, democrática sem deficit de democracia, seria de esperar muito mais. Seria, por exemplo de esperar que os governos conversassem, que vissem o que o outro faz para poder aplicar as medidas que beneficiassem os seus povos. O Governo Regional da Madeira não quis saber como é que o Governo Regional dos Açores aplica taxas muito mais baixas no IRS, no IVA no Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos, de modo que a nossa população comprasse o gaz a pouco mais de metade do preço do que paga agora e que pudesse fazer muito mais km com o seu veículo pelo mesmo preço, que no fim do ano poupasse pelo menos tanto como ganha num mês, no que se refere às taxas do IRS menores em cerca de 30%, que quando fosse ao Supermercado pagasse um IVA de 16% em vez de 22, um IVA de 9% em vez de 12% e um IVA de 4% em vez de 5. Tudo isto somado daria muita “massa” que a população madeirense poderia economizar, além de sempre poder ajudar a diminuir grandemente a situação de pobreza em que se encontra o povo madeirense, ou seja o último lugar da lista com mais de 28% de pobres e com o menor poder de compra.

Mas não, isso não interessa aos nossos incompetentes Governantes regionais. Eles não se preocupam nem querem saber como vive o povo que governam. Têm as baterias apontadas para uma determinada direção, que se calhar nem sabem qual o azimute, mas sabem que se o poder mudar de mão, muita coisa será descoberta destes últimos 46 anos.

Os resultados da cimeira resumem-se a uma mão cheia de nada, com data marcada para uma nova reunião, para 2024, provavelmente com outros figurantes, pois temos eleições já no próximo ano. O caminho está aberto a mudanças e tudo indica que irão acontecer, mas o poder déspota que guia esta gente que governa, levou-os já a marcar nova reunião.

Infelizmente a nossa terra está a ficar conhecida por motivos pouco sérios, em que a incompetência também abunda com gente que promete isto e aquilo, nomeadamente um melhor transito no Funchal e a verdade é que cada vez está pior. Veja-se por exemplo, colocou-se recentemente seis ruas a descer : 5 de Outubro, Ferreiros, Castanheiro, Pretas, Surdo e Mouraria. Só se pode subir pelas extremidades, sendo necessário dar uma volta grande para ascender, com grandes engarrafamentos pelo meio, como o caso da Rua dos Ferreiros/Netos/Mercês, especialmente nas horas de abertura e de encerramento do Colégio da Apresentação de Maria que deveria ter horários de abertura e de encerramento desencontrados, não sendo todos ao mesmo tempo. Mas é o que temos.

Desculpem esta interrupção no tema principal deste escrito, mas veio “ a talho de foice” e assim sempre aliviei mais um pouco.

Entretanto vamos continuar a pagar muito mais que nos Açores em tudo, porque com ou sem cimeira, este Governo Regional não tem capacidade para fazer melhor e parece que ainda piorou com a ajuda do quase extinto CDS. É a politica “do come e cala”, do não resolve nada, do deixa continuar tudo na mesma. Os madeirenses merecem mais e melhor. É o que temos, mas se quiserem viver melhor, serem mais felizes, aproveitem a próxima oportunidade, que, por enquanto o Governo Regional apenas conseguiu fazer uma “panelinha” com o Governo dos Açores par atacar o Governo da República.