Madeira

Tome nota da agenda para esta sexta-feira, 16 de Setembro

None

Hoje, dia 16 de Setembro, assinala-se o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono. A efeméride, instituída pela Assembleia Geral da ONU a 23 de Janeiro de 1995, sublinha a importância que a camada de ozono representa para o Planeta Terra, protegendo-o e a nós, seres vivos, dos raios solares.

Saiba que iniciativas estão previstas para este dia:

10h00 Iniciativa política do JPP, com Paulo Alves como porta-voz, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

10h45 O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, preside à cerimónia de abertura da XXIII Reunião Anual da Secção de Pediatria Ambulatória da Sociedade Portuguesa de Pediatria, no auditório do Colégio Jesuítas, Funchal.

11h00 Abertura oficial da Semana Europeia da Mobilidade, na Praça do Município do Funchal, com a presença do vereador que tutela o pelouro do trânsito, Bruno Pereira. 

11h00 O Sindicato dos Professores da Madeira realiza uma conferência de Imprensa, junto à Escola 123/PE dos Louros, na qual serão abordadas as reivindicações da classe docente na abertura do ano lectivo 2022/2023.

11h00 Conferência de imprensa do grupo parlamentar do PSD Madeira realiza, na sala de imprensa da Assembleia Regional.

11h45 A CDU realiza uma acção política para defender a gratuitidade do passe de estudante, junto à Escola Secundária Jaime Moniz.

14h00 A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, preside à sessão de abertura do Seminário – ‘Qual é o melhor lugar para envelhecer?’, que se realiza no Museu de Imprensa, em Câmara de Lobos. Trata-se de uma organização da Associação de Desenvolvimento Comunitário – Câmara de Lobos Viva, durante a qual serão debatidas, ao longo do dia, várias temáticas relacionadas com o envelhecimento em casa e na comunidade, bem como projetos sociais de combate ao isolamento das pessoas idosas.

15h00 O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, apresenta, na Fortaleza de São Tiago, a edição deste ano do Festival Colombo, que decorrerá no Porto Santo entre os dias 22 e 25 de Setembro.

15h30 O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, participará na cerimónia de encerramento da celebração do 30.º aniversário do Centro de Recursos Educativos Especializados Ribeira Brava/Ponta do Sol, que decorrerá no auditório da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares. O evento integra também um seminário, subordinado ao tema 'Educação Inclusiva: Passado, Presente e Futuro'.

18h00 A Junta de Freguesia de Santo António comemora esta sexta-feira o ‘Dia da Freguesia’. A sessão solene contará, a par das entidades locais, com a intervenção do secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos. Pelas 18h35, haverá atribuição de medalhas a homenageados de várias áreas: Eduardo Lemos, director da Casa de Saúde São João de Deus (saúde); ao arquitecto Ricardo Silva, da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal - Garouta do Calhau (social); Duarte Santos do Clube de Futebol Andorinha e a Miguel Câmara (desporto) e Carlos Sousa do Grupo Folclórico do Centro Cultural de Santo António (cultura). Pelas 18h50, haverá cocktail e um momento Musical proporcionado pela Banda ‘AOAKASO’.

18h00 Hoje e sábado (dias 16 e 17 de Setembro), a promenade da vila da Calheta recebe a festa de encerramento do projecto 'Um Dia Pela Vida' Calheta 2022. Durante 24 horas, serão promovidas diversas iniciativas que passam pela dança e pela música, mas também por cerimónias simbólicas relacionadas com o lema do Projecto: 'Celebrar, Recordar e Lutar'. Entre elas a 'Volta dos Vencedores', a 'Cerimónia das Fitas', a 'Cerimónia das Luminárias' e a 'Cerimónia da Passadeira da VIDA'. Logo às 18h15 realiza-se uma arruada, para celebrar a vida, seguida de uma missa campal, às 19 horas, presidida pelo Bispo do Funchal. A cerimónia de encerramento do primeiro dia, com a presença das entidades oficiais, acontece pelas 20 horas. O Projecto 'Um Dia Pela Vida' teve início, no concelho da Calheta, a 20 de Maio, com o objectivo de angariar fundos para a causa oncológica e sensibilizar para a prevenção e bons hábitos de saúde. 

19h00 Encontro pela Paz e Solidariedade com os Povos da América Latina, com a presença de Ilda Figueiredo, no auditório da Junta de Freguesia de Machico.

- Visita às Ilhas Selvagens guiada pela Marinha Portuguesa, no âmbito do ‘MPA das Ilhas Selvagens’: Conferência ‘Um Catalisador para uma Economia Azul Sustentável’, um evento organizado pela presidência do Governo Regional da Madeira, o Fórum Oceano e a revista The Economist.

CULTURA E ENTRETENIMENTO

16h00 Apresentação da exposição colectiva de pintura e fotografia 'FILOSARTE IN NATURA', com a presença de Pedro Ramos, no Museu de Electricidade CASA da LUZ – Funchal.

17h30/21h00 O Calhau Beach Club, no Saccharum, apresenta um espaço renovado, cheio de boas energias. Todas as sextas, sábados e domingos, hóspedes e visitantes podem assistir ao pôr-de-sol ao som de DJs convidados. Esta sexta há animação ao som de Unknown Jazz ft Dj Feliciano.

17h30/21h30 Recharge Bar & Restaurant, no NEXT, apresenta os ‘Sunset Dinners’ com novos pratos (é necessário fazer reserva) e noites com DJ. A música será escolhida pelo DJ Doxa.

18h00/21h00 ‘Sunset Terrace’, no Castanheiro Boutique Hotel, das 18 às 21 horas.

18h00/00h00 ‘Pinch(o).Me.Fridays’ no Three House Hotel. Três horas de espetinhos fumegantes, saladas frescas e bebidas geladas. Animação com Phill.Me.

21h00 O Screenings Funchal exibe a antestreia do filme ‘Com os Punhos Cerrados’, nos Cinemas NOS no Fórum Madeira.

21h00 Concerto da Orquestra de Bandolins da Madeira, no Museu Quinta das Cruzes.

21h00 Sarau de fados, com os Fatum, da Académica da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal.

21h00 Segundo espectáculo de ‘Filipe Passos Apresenta Fado de Salão’, no Forte de São Tiago.

21h30 O primeiro ciclo ‘The City Sessions’ está a terminar e apresenta, esta sexta-feira, um concerto. Assim, a terceira das ‘Funchal City Sessions’ do MADEIRADiG’22 traz a artista multidisciplinar Odete, que dará um concerto ao vivo, na Igreja Presbiteriana do Funchal.

20h30/23h30 O Vimes Entertainment Bar, no Savoy Palace, terá música com os Get2gether.

20h30/00h00 No Galáxia Skybar, no Savoy Palace (da Savoy Signature), haverá animação com o DJ Nelson Caires.

20h30/00h00 No Terreiro, o DJ Ryan garante as sonoridades.

20h30/00h30 No hotel NEXT (da Savoy Signature), o Cloud Bar terá a selecção musical do DJ João Garcia.

- Arranca a terceira edição do festival gastronómico do Belmond Reid’s Palace - The Art of Flavours, onde sete ‘chefs’ distinguidos com estrelas Michelin, e dois ‘chefs’ Rising Superstars, reconhecidos como autênticas estrelas em ascensão, estarão reunidos para uma demostração de talento culinário. As reservas podem ser feitas em [email protected].

- Prossegue o ‘Gavino Festival -Food and Live Music’, com este dia a ser dedicado ao sertanejo, ao som de Dhiago Cardoso e DJ Paul P e iguarias brasileiras a acompanhar.

- Concerto de Miguel Pires, no restaurante Tipografia, no Castanheiro Boutique Hotel.

- Na discoteca Copacabana terá a festa ‘Pink Friday’, com o DJ Luís Gonçalves. No Garden actua o DJ Michael C.

DESPORTO

18h15 Apresentação oficial da equipa de ténis de mesa do Clube Desportivo São Roque para a época 2022/2023, na instalações do clube.

18h30 O Madeira SAD defronto CS Madeira, em jogo de apresentação das equipas, noPavilhão do Funchal.

- Tem inicio d 5.ª Etapa - Atlântico Padel Tour, que decorre até dia 24 de Setemebro, na Quinta do Padel. Uma organização do Diário de Notícias.