Madeira

Tome nota da agenda para esta segunda-feira, 19 de Setembro

None

Dia 19 de Setembro marca o início do ano letivo 2022/2023 para os alunos do primeiro ano da Universidade da Madeira. Hoje faz também um ano que o vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, arquipélago das Canárias, entrou em erupção.

Faltam 103 dias para o termo de 2022.

Saiba que iniciativas estão agendadas para hoje:

09h30 O Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, o juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto, recebe a Embaixadora da República da Eslovénia, Blažka Kepic, no Palácio de São Lourenço.

09h30/12h30-14h00/17h00 Começa hoje, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, a conferência internacional ‘As Ilhas Atlânticas na Expansão Marítima – de Porto Santo ao Planeta Oceano’. A iniciativa, que se prolonga até amanhã (dia 20 de Setembro), é promovida no âmbito do programa comemorativo do V Centenário da primeira Circum-Navegação, comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães e que é organizada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

10h30 O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebe em audiência, no parlamento regional, a Embaixadora da República da Eslovénia, Blažka Kepic.

11h00 José Manuel Rodrigues inaugura, na Assembleia Legislativa da Madeira, a exposição ‘A Lubliana de Plečnik’, organizada pelo Consulado da Eslovénia no Funchal, pela Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitectos em colaboração com a Embaixadora da República da Eslovénia na República Portuguesa, Blažka Kepic, pelo Museu de Arquitectura e Design de Liubliana, pelo Leitorado de Língua e Cultura Eslovenas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pelo Centro Cultural Luso-Esloveno. A exposição tem por objectivo dar a conhecer a obra intercultural Jože Plečnik, o arquitecto esloveno que teve grande impacto na arquitectura moderna de Lubliana, capital da Eslovénia.

11h30 Os deputados eleitos pelo PSD/M à Assembleia da República promovem uma iniciativa política, no Madeira Tecnopolo.

14h15 CMF promove conferência 'Mobilidade Urbana Sustentável A Tecnologia ao Serviço do Futuro', no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, na sala da Assembleia Municipal. Esta conferência terá um painel de especialistas na área da mobilidade, tendo como objectivo apresentar as ações que têm sido implementadas com vista a uma melhor gestão da mobilidade nas cidades e dar a conhecer as estratégias, de cariz tecnológico, que são utilizadas para apoiar a mobilidade. Ainiciativa contará com a presença do presidente da câmara Pedro Calado e do vereador com o pelouro do trânsito, Bruno Pereira.

14h30 A Câmara Municipal de Machico – no âmbito do Dia Mundial da Consciencialização sobre a Pessoa com Doença de Alzheimer, que se assinala a 21 de Setembro – irá assinalar a efeméride com a realização de duas acções de sensibilização e uma atividade intergeracional. A primeira, denominada 'Prevenção na demência', acontece esta segunda-feira e contará com as intervenções de Lucília Nóbrega, psicóloga da Associação Alzheimer da Madeira, bem como o agente Perestrelo, da Polícia de Segurança Publica da Esquadra de Machico, que divulgará o programa 'Estou Aqui Adultos'. 

14h30 O Museu do Vinho e da Vinha, no Arco de São Jorge, promove a III Edição da Pisa da Uva, uma iniciativa da junta de freguesia local, em colaboração com aquele museu e ainda o Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira. Do programa consta a apanha da uva, o transporte para o lagar em cestos típicos, a pisa da uva, a prova do mosto e ainda um "adocicar de paladares" com doçaria e pão tradicionais, tudo conjugando com animação musical.

14h30 O Polo de Emprego da Casa do Povo de Santa Cruz vai promover uma sessão sobre os trabalhadores independentes, mais concretamente, as vantagens e desvantagens de trabalhar a recibos verdes. A iniciativa é gratuita e decorrerá nas instalações da Casa do Povo de Santa Cruz, com a presença do Técnico Oficial de Contas da M.C.F. - Gabinete de Contabilidade, Gestão e Serviços, Lda., Miguel Fernandes.

15h00    O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita a agora reabilitada pista de atletismo do Centro Desportivo da Ribeira Brava. Trata-se de uma intervenção integrada na obra de Reabilitação do referido centro desportivo.

16h00 Conferência por Natalija Lapajne, curadora do Museu de Arquitectura e Design de Liubliana, sobre a vida e obra de Jože Plečnik, no Auditório do Museu Frederico de Freitas, sito à Calçada de Santa Clara nº 7 (Funchal).

16h00 Jorge Carvalho estará presente na conferência de imprensa de apresentação da Semana Europeia do Desporto, no complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal.