Madeira

JPP aponta queixas dos agricultores na Festa do Pêro

Foto JPP
Foto JPP

O líder do grupo parlamentar do JPP, Élvio Sousa, alertou, esta tarde, na Festa do Pêro, na Ponta do Pargo, para as queixas dos agricultores que sentem “dificuldade de escoamento e do preço pago pelos produtos agrícolas” e afirmou que o Governo Regional “não é amigo do pequeno agricultor”, caso contrário valorizava o seu trabalho com mais apoios públicos.

 “É preciso questionar Miguel Albuquerque por que razão nem um euro do PRR ou da ‘bazuca’ é investido para ajudar os nossos agricultores. Dos mais de 560 milhões de euros que o Governo PSD/CDS vai receber, nem um tostão será canalizado para ajudar os agricultores. A grande fatia vai para engordar ainda mais, o senhor Governo”, referiu o deputado, citado numa nota do seu grupo parlamentar, que lembrou os recentes agravamentos dos adubos e custos de produção que “vieram dificultar o trabalho árduo” dos agricultores.

Élvio Sousa defendeu a necessidade da Madeira reduzir a sua dependência dos produtos agrícolas do exterior, algo que, em seu entender, “beneficia única e exclusivamente os negócios e as empresas ligadas às importações e os monopólios instalados, em prejuízo dos nossos agricultores”. O porta-voz do JPP entende que o Governo Regional “tem de repensar urgentemente a política aos sectores produtivos”, já que se assiste a um abandono destas actividades por não serem economicamente viáveis. A este propósito, apontou para o último recenseamento agrícola que mostra uma redução na população agrícola familiar em cerca de 9% , ou seja, menos 3.800 pessoas, e uma redução de 15% da superfície agrícola útil, enquanto no continente cresceu 8,1%.