Madeira

Sidra ajuda acrescentar valor ao pêro

None

Embora alguns produtores de pêros da Ponta do Pargo considerem que o valor comercial do produto [1,50 euro ao quilo] fique muito aquém do esperado e muitas vezes não chega para compensar as despesas, o presidente do Governo Regional acredita que a produção de sidra ajuda a "acrescentar valor ao pêro regional".

"É fundamental garantir uma produção mais concentrada, mais profissional e mais direccionada ao produto, que é o que nos interessa, ou seja, mais vale produzir menos, mas com qualidade, do que estarmos a dispersar que depois não tem rumo nem tem fim", disse, exemplificando com aquilo que está acontecer com a produção de rum.

"Começamos a concentrar a produção de rum na Madeira e, de um ano para outro, passamos de 2 milhões para 4 milhões de vendas, o que é significativo", considerando que o mesmo se deve aplicar também em relação ao pêro que segundo dados divulgados pela secretaria regional da Agricultura e Desenvolvimento atingiu as 1.900 toneladas.

Neste momento existem duas sidrarias: uma na freguesia dos Prazeres, outra na freguesia de Santo António da Serra. A próxima a entrar em funcionamento será em São Roque do Faial. A produção de sidra, segundo Miguel Albuquerque deverá atingir os 50 mil litros.