Madeira

SESARAM diz que JPP fez acusação "infundada e ignóbil"

O partido considerou lamentável o Conselho de Administração do SESARAM "manter um braço de ferro com os profissionais do rastreio do cancro da mama, prejudicando as utentes da Região"

None

Numa resposta à conferência de imprensa do Juntos Pelo Povo da tarde desta sexta-feira, em que o deputado Paulo Alves lamentou o Conselho de Administração do SESARAM "manter um braço de ferro com os profissionais do rastreio do cancro da mama, prejudicando as utentes da Região", o SESARAM considera "lamentável o vil ataque do partido JPP."

Lei, na íntegra, a resposta do SESARAM:

"A acusação infundada e ignóbil de que a Administração teria um “braço de ferro” com os profissionais do rastreio do cancro da mama não só é falsa, como ofensiva para todos os envolvidos.

A Madeira iniciou a 8.ª volta em janeiro de 2021 e já cumpriu cerca de 75% da cobertura deste rastreio de base populacional.

As mamografias tem sido realizadas no novo equipamento localizado no Centro Agostinho Cardoso e, nas duas unidades móveis que se encontram uma em Câmara de Lobos e outra na Ribeira Brava.

Está a decorrer a transição para a nova plataforma denominada SiiMA RASTREIOS que permitirá a optimização de recursos, nomeadamente ao nível das convocatórias que já desde junho, começaram a ser feitas num processo desmaterializado, via email e/ou sms, mantendo-se o envio de carta apenas na ausência dos primeiros.

O investimento na prevenção feito na Região Autónoma da Madeira,  desde 1999, com o Programa de Rastreio do cancro da Mama, permitiu aumentar a taxa de sobrevida e com isto salvar vidas.

O trabalho realizado ao longo destes anos só foi possível graças ao empenho de todos os profissionais envolvidos e, como tal, não pode ser de forma alguma diminuído por motivações de arremesso partidário na retoma da atividade parlamentar.

O SESARAM aproveita para informar as utentes abrangidas no rastreio de base populacional que este mantem a sua atividade rotineira."