Madeira

Região é pioneira no País na adopção de manuais digitais no Ensino Profissional

“É mais um passo na integração de todo o sistema educativo”, sublinha Jorge Carvalho

None

A Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes (São Martinho) é a primeira da Região e do País a adoptar manuais digitais em Cursos Profissionais. A cerimónia de atribuição dos manuais digitais a 36 alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Comunicação-Marketing, Relações Públicas e Publicidade e de Técnico de Electrónica, Automação e Comando, decorreu esta manhã, com a presença do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho e da presidente do Instituto para a Qualificação, IP-RAM, Sara Estudante Relvas.

“É mais um passo na integração de todo o sistema educativo”, destacou o governante em declarações ao DIÁRIO. No caso do Ensino Profissional esta é uma “experiência piloto” que tem por objectivo “criar condições para que o digital possa também fazer parte do Ensino Profissional”, sublinhou o secretário da tutela.

Porque “35% dos nossos alunos fazem opção pelo ensino profissionalizante, era importante dotar também a nossa Escola de Formação Profissional com este tipo de ferramenta para que todos os alunos possam acompanhar esta metodologia”, acentuou.

Jorge Carvalho lembra que a partir do próximo lectivo já haverá alunos, nomeadamente os que frequentam as escolas do 2º e 3º Ciclos dos concelhos da Ribeira Brava, Calheta e São Vicente, que cumpriram todo o seu percurso no ensino básico com o digital. Alunos que, há quatro anos, integraram a experiência piloto no 5º ano de escolaridade “e estão no presente ano lectivo com manuais digitais no 9º ano”, ou seja, no próximo ano escolar, quando transitarem para o Secundário (10ºano) “já levam esse aporte, essa experiência” dos dois ciclos do ensino básico completos com manuais escolares.

O pleno tecnológico deverá ser alcançado dentro de três anos.

“No ano lectivo 2025/26 todos os alunos, do 5º ao 12º ano, estarão apenas e tão só a utilizar manuais digitais”, perspectivou.