Madeira

Turma com 30 alunos é a excepção que confirma a regra

“Pressão enormíssima” pelo turno da manhã justifica turmas com ‘excesso’ de alunos

None

Das 60 turmas escalonadas pelos dois ciclos de ensino (2º e 3º Ciclos) ministrados na Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, há turmas (no turno da manhã) com o dobro dos alunos em relação a outras (do turno da tarde). No turno da manhã, destaque para uma turma com 30 alunos e duas com 29 alunos. No turno da tarde, há turmas com apenas 15 alunos.

“De facto ainda temos, no 8º ano, uma turma com 30 alunos e duas com 29 alunos”, confirmou Carlos Mendonça, presidente do Conselho Executivo.

Justifica o ‘excesso’ de alunos em turmas da manhã pela ‘coacção’ exercida pelos pais. “A pressão para ter os alunos no turno da manhã é enormíssima”. É essa pressão que justifica a turma com 30 alunos? “Sim, foi essa pressão que na altura justificou esse número de alunos numa só turma. Essa turma vem com 30 alunos desde o 5º ano”, esclareceu.

O dirigente diz compreender a atitude dos pais, tendo em conta a organização e rotina das famílias na actualidade. Ressalva, contudo, que já não é possível criar ‘novas’ turmas com tantos alunos. “Já não existem porque a Portaria limita o máximo de alunos por turma”, lembra.

“É uma gestão difícil”, conclui.

Apenas um professor em falta entre os mais de 200 colocados na ‘HBG’

Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia acolhe 1.350 alunos

Orlando Drumond , 13 Setembro 2022 - 09:50