5 Sentidos

Festival Mariofa vai proporcionar 15 espectáculos de marionetas e outras formas animadas no Funchal

None

Nos próximos dias 6, 7 e 8 de Outubro, o Teatro Municipal Baltazar Dias vai acolher o 'Mariofa - Festival de Marionetas e outras formas animadas'.

Nesta quarta edição estão prometidos três dias de 15 espectáculos, que prometem fazer as delícias de miúdos e graúdos.

"A grande filosofia do festival é através da arte das marionetas poder deslumbrar a cidade do Funchal, promover espectáculos para as famílias, trabalhar emoções e assumirmo-nos ainda mais como um cartaz turístico multicultural", frisou Marlene Ribeiro, directora artística do Mariofa.

Pela primeira vez, a juntar ao apoio da Câmara Municipal do Funchal, a Direcção Regional do Turismo também vai dar um contributo à Associação Nuvem Aquarela, para que consiga levar para frente este festival, que nesta edição vai promover duas estreias nacionais com os espectáculos 'Wes', de Jimmy Grimmes, no dia 6 de Outubro, e o 'Soul', de Valentina Korsunskaya, no dia 7 de Outubro.

Não obstante às várias actuações que vão decorrer no interior do Teatro Baltazar Dias, também algumas performances vão poder ser vistas na rua. "É nosso interesse também apresentar uma oferta gratuita para que chegue a todo o público", disse, dando o exemplo do 'Teatro Dom Roberto', que acontece no dia 7 de Outubro, e que se trata de um teatro tradicional de marionetas, que em 2021 tornou-se Património Natural e Nacional. Para além destas actuações, a população vai ter a oportunidade ainda de vislumbrar nas ruas do Funchal várias marionetas gigantes que vão marcar presença aos longo das ruas da Zona Velha da cidade e da rua Fernão de Ornelas. "Queremos surpreender a população e criar uma novidade no quotidiano das pessoas", explicou a directora.

Por fim, para terminar da melhor maneira os três dias, no dia 8 de Outubro, pelas 21 horas, será realizada a 'Mariofada', que é uma caminhada nocturna com marionetas, em que toda a população está convidada a participar.

Os bilhetes para os espectáculos no interior do Teatro Municipal Baltazar Dias têm um custo de 3 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do teatro, bem como nas páginas oficiais do evento e da organização.