Madeira

Funchal cede apoio de 15 mil euros para esterilização de animais

Pedro Calado destaca apoio do Município à causa animal e já fez levantamento para futuras obras

Pedro Calado assinou protocolos com três associações de protecção animal.
Pedro Calado assinou protocolos com três associações de protecção animal.

Três associações que se dedicam à causa animal receberam, esta sexta-feira, 15 mil euros das mãos da Câmara Municipal do Funchal.

Os protocolos já foram assinados e o objectivo deste apoio - repartido entre a Ajuda Alimentar a Cães, Vamos Lá Madeira e SPAD - será dar continuidade ao programa de esterilizações, nomeadamente de cães e gatos, quer errantes, quer de famílias carenciadas.

Assim sendo, na sequência dos protocolos assinados nos Paços do Concelho, cabe agora às referidas associações a identificação e a selecção dos animais com vista à sua esterilização.

Temos plena consciência que este valor é ainda reduzido, mas é um princípio para o qual nós temos de estar todos associados e trabalhar. A causa animal vai continuar a ser trabalhada e uma das primeiras preocupações foi melhorarmos as instalações municipais onde são recolhidos e tratados animais errantes. Devo dizer que já fizemos um primeiro levantamento de duas instalações e temos investimentos superiores a 350 mil euros. São valores elevados que se justificam plenamente. Pedro Calado

Com a duração de um ano, a Câmara Municipal do Funchal já manifestou intenção de renovar a parceria, reforçando-a financeiramente se for caso disso, como afirmou Pedro Calado. Na ocasião, o autarca entende que seja dada prioridade à esterilização de fêmeas, em concreto, tendo como meta 75% das esterilizações.

Pedro Calado vincou que a defesa da causa animal é um assunto que muito preocupa a autarquia, sendo exemplo disso o avultado investimento que será realizado na melhoria de instalações municipais dedicadas à defesa da causa animal e reconheceu as dificuldades que as associações enfrentam, por isso mesmo salientou ter "plena consciência" de que o valor do apoio é reduzido, apontando para um reforço, em futuros protocolos.

Esta é uma causa que nos aflige e temos esta preocupação, mas permitam-me antes de falarmos nestes protocolos, de referir que na Região já se faz este trabalho há alguns anos. A causa animal não começou a ser pensada agora. Pedro Calado

Pedro Calado relembrou ainda o trabalho que tem sido feito, na Região, em prol da causa animal, em alguns casos pioneiro, como foi o caso da legislação aprovada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que proíbe o abate de animais, bem como a criação da figura do Provedor do Animal.