Madeira

Candidaturas para cursos CTeSP decorrem de 1 a 10 de Setembro

None

De 1 a 10 de Setembro encontra-se aberta a 3.ª fase de candidaturas para as vagas sobrantes das fases anteriores dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), na Universidade da Madeira (UMa).

A oferta formativa contempla cursos de Construção Civil, Contabilidade e Fiscalidade, Informação e Comercialização Turística, Marketing Digital no Turismo, Protecção Civil, Redes e Sistemas Informáticos, Serviço Familiar e Comunitário, Sistemas Eletrónicos e Instalações Elétricas, Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, e Treino Desportivo.

Os CTeSP constituem uma "oferta educativa de natureza profissional, introduzida no âmbito do ensino superior, não conferente de grau académico, com 2 anos de duração, de nível ISCED 5, cuja conclusão com aproveitamento conduz à atribuição  de um diploma de Técnico Superior Profissional", explica nota enviada pela UMa.

Estes cursos têm "uma forte inserção regional, materializada no seu processo de criação, na definição dos planos de estudos e na concretização da componente de formação em contexto de trabalho, bem como na interação obrigatória com as empresas e associações empresariais da Região".

A existir na UMa desde 2015, os CTeSP, pretendem "alargar e diversificar o espectro da oferta no ensino superior, e assim, aumentar o número de cidadãos com qualificações superiores".

O comunicado refere que, desde a implementação, "cerca de 60% dos estudantes que frequentaram um curso técnico superior profissional estavam empregados ou prosseguiram estudos, nos seis meses seguintes à conclusão do curso".

Para o próximo ano lectivo existirá 10 cursos técnicos superiores profissionais, menos cinco do que no ano anterior, por não se terem inscrito o número mínimo de 15 estudantes exigido por lei.  Neste sentido, não funcionarão, no ano lectivo 2022/2023, os cursos de Agricultura Biológica, Cozinha e Produção Alimentar, Gestão Energética e Ambiental, Guias da Natureza, e Tecnologias Agroalimentares.