Madeira

Oito intoxicações alcoólicas em São Vicente e tentativa de agressão à equipa de saúde

SESARAM alerta para a facilidade que os menores têm no acesso ao álcool

Os casos de embriaguez têm sido recorrentes este Verão na Madeira com o regresso dos arraias
Os casos de embriaguez têm sido recorrentes este Verão na Madeira com o regresso dos arraias, Foto ASPRESS

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) lançou um alerta este sábado, 27 de Agosto, para a facilidade que os menores de idade têm no acesso e consumo de bebidas alcoólicas. Em causa estão oito situações de intoxicações alcoólicas registadas na última noite no Arraial de São Vicente, assim como uma tentativa de agressão por parte de um grupo alcoolizado à equipa médica do Centro de Saúde local.

A responsável pelo Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Rita Vieira, constatou esta manhã que infelizmente as situações de consumo excessivo de álcool têm sido recorrentes este Verão na Madeira com o regresso dos arraiais. 

Esta noite, revela, o Centro de Saúde de São Vicente prestou cuidados a oito utentes em situação de embriaguez, sendo que um grupo de jovens tentou agredir a equipa médica, tendo a Polícia de Segurança Pública se deslocado ao local, onde permaneceu o resto da noite para garantir a segurança. 

Houve entrada do serviço de urgência de São Vicente de oito jovens com intoxicação alcoólica, o que criou perturbação ao funcionamento normal do serviço, inclusivamente foi necessário pedir apoio à Polícia de Segurança Pública no sentido de permanecer no Centro de Saúde, a quem agradecemos a colaboração, porque estaria em risco de facto a integridade dos profissionais que lá estavam a trabalhar. Rita Vieira, responsável pelo Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça

Entre as pessoas assistidas encontravam-se menores de idade, revelou a responsável, acrescentando que o Centro de Saúde de São Vicente vai reportar a situação à Comissão de Protecção de Menores: "É uma situação que alguns poderão ser menores, teremos que reportar ao serviço de protecção de menores porque efectivamente há excesso de facilidade no consumo alcoólico".

O SESARAM apela à sensibilização dos mais novos para os riscos e as consequências do consumo de álcool. 

Tem de haver uma sensibilização ao consumo do álcool. Tem de haver, da parte de todos nós, enquanto sociedade, todo um trabalho para sensibilizar que de facto o álcool tem os seus efeitos colaterais, tem as suas consequências e que poderá colocar a integridade dos próprios e de outros em risco. Rita Vieira, responsável pelo Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça