A Guerra Mundo

Danos ambientais causados pelos ataques russos calculados em 10.000 milhões de euros

None

Os danos causados ao ambiente na Ucrânia pelos bombardeamentos russos em seis meses de guerra ultrapassam os 10.000 milhões de euros, de acordo com o Ministério da Proteção Ambiental e Recursos Naturais ucraniano.

Num comunicado publicado hoje pelas agências locais, o ministério sustenta que houve mais de 2.000 incidentes relacionados com danos ambientais no país desde que começaram os ataques russos, a 24 de fevereiro.

"Desde a invasão em larga escala da Federação Russa à Ucrânia, temos vindo a registar todos os crimes cometidos pelos ocupantes contra o nosso ambiente para os forçar a pagar na totalidade pelo que fizeram ao povo ucraniano", lê-se na nota.

Os valores estimados pelo ministério incluem os danos causados nos recursos hídricos do país, em infraestruturas, nas terras agrícolas e poluição atmosférica.

O ministério ucraniano diz que trabalha com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no domínio da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável, tarefa que tem sido complicada após a invasão russa.

O Governo de Kiev tem denunciado, em diversas ocasiões, os danos causados às culturas agrícolas, às florestas e às infraestruturas de todos os tipos pelos bombardeamentos russos contínuos.