Madeira

Estrada das Ginjas no actual estado “é um desastre ambiental”

Albuquerque garante não estar muito preocupado com os contestatários

None

No encerramento da sessão solene comemorativa deste Dia do Concelho de São Vicente, a decorrer na Escola Agrícola da Madeira, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque garantiu não estar muito preocupado em discutir a estrada das Ginjas, por entender que todos percebem que o que está em causa é “requalificar ambientalmente uma das zonas mais bonitas das Madeira”. Reiterou a importância de concretizar o projecto desejado por entender que o caminho tal como está “é um desastre a nível ambiental”.

Na opinião de Albuquerque “a maioria dos indivíduos que diz mal não querem saber do ambiente para nada. Querem é contestar as nossas decisões”, considerou.

Ideia válida também para os contestatários da requalificação da Frente Mar no Calhau de São Vicente.

O presidente do Governo, que antes havia destacado a importância da via expresso por ocasião do temporal de Dezembro de 2020, confirmou que o Governo Regional está já a proceder à revisão parcial da ligação entre o Arco de São Jorge e a Boaventura, para “fechar” em via expresso a ligação ao longo de toda a costa norte.

De resto, concordou com as obras reivindicadas pelo presidente da Câmara, nomeadamente a construção de uma nova ligação directa entre a viaexpresso e o Parque Empresarial das Ginjas, obra a incluir no próximo quadro comunitário de apoio. Quanto ao novo parque escolar, lembrou que já está contemplado nos planos do Governo Regional.

Para já “a prioridade” do governo é a conclusão das obras de recuperação provocadas pela intempérie do Natal de 2020, sobretudo na freguesia de Ponta Delgada, mas também na Boaventura.

Antes, manifestou alguma preocupação em como manter a Região com a dinâmica que tem vindo a demonstrar, face aos sinais de instabilidade na Europa, nomeadamente “às nuvens negras devido à guerra que já dura à meio ano e consequente crise energética”.