Madeira

Mais médicos de família melhoram a saúde na Região

None

Foi em Machico, junto ao Centro de Saúde local, que o Grupo Parlamentar do PSD promoveu, hoje, uma iniciativa.

O objetivo passou por enaltecer o reforço efetuado pelo Governo Regional na "contratação de médicos de medicina geral e familiar a exercer funções nos centros de saúde da Região. São 9 os novos médicos que se encontram já ao serviço da população madeirense", o que perfaz um quadro total de 166 profissionais desta especialidade, conforme declarou a deputada Cláudia Gomes.

A social-democrata acrescentou que “em Machico, temos mais um médico de medicina geral e familiar, havendo já uma cobertura de cerca de 80% da população madeirense”. 

Pretende-se, com este reforço, uma "ampliação da acessibilidade aos cuidados médicos primários, isto porque se entende que são aqueles que conseguem chegar mais perto do utente e, assim, resolver, de forma mais rápida e atempada, as suas necessidades, para além de precaver a doença e a sua gravidade".

Apesar da pandemia, importa salientar que o número de consultas nesta área manteve uma tendência crescente nos últimos três anos.

Cláudia Gomes foi perentória ao afirmar que estas novas contratações demonstram “que as medidas tomadas pelo Governo Regional são efetivamente assertivas e profícuas, benéficas e tomadas a pensar no bem estar e saúde da população madeirense".

Para o PSD, é importante referir, ainda, que, para além dos médicos de família, são disponibilizados na Região, nos centros de saúde, cuidados diferenciados à população, nomeadamente nas áreas "da medicina dentária, medicina física e de reabilitação, nutrição e psicologia", tendo sido efetuadas, no primeiro semestre do ano, "cerca de 370 mil consultas das diferentes especialidades”.