A Guerra Madeira

Reservas de combustíveis na Região asseguram capacidade de resposta

Garantia do presidente do Governo Regional

None

As reservas de combustíveis na Região encontram-se asseguradas. Garantia dada esta tarde pelo presidente do Governo Regional da Madeira, quando questionado sobre eventual plano de contenção para fazer face à crise energética que preocupa a Europa.

“Nós temos as reservas que são garantidas sobretudo através do Centro de Combustíveis e da empresa de Electricidade e neste momento não há nenhum problema”, assegurou Miguel Albuquerque. “Se for necessário, tomaremos medidas, mas neste momento temos uma reserva de armazenamento de combustíveis que garante capacidade de resposta”, disse, relativizando assim a crescente preocupação decorrente da crise energética resultante da guerra na Ucrânia.

Com os combustíveis, para já, salvaguardados, Albuquerque opta por reafirmar os apoios aos factores de produção já anunciados. Em causa a atribuição de 3,1 milhões de euros para apoio aos cereais e às rações, que prevê concretizar “até ao fim do ano no quadro do apoio aos factores de produção”. Valor que será complementado para a produção animal, em 350 mil euros destinados a apoiar os lacticínios, ovos e carne de frango. Acresce ainda o apoio para os combustíveis da actividade piscatória, apontou o governante, à margem da apresentação de projecto de habitação a custos controlados no Concelho da Calheta.