Madeira

PSD considera que saúde mental tem sido uma aposta da Região

None

O Grupo Parlamentar do PSD esteve, hoje, numa visita às instalações de uma Unidade de Alzheimer, localizada na Ribeira Brava e referiu que na Região tem existido preocupação para atender os problemas de saúde mental, sobretudo aqueles que estão associados ao envelhecimento da população.

A deputada Clara Tiago salientou que esta é a primeira unidade na Região e a terceira do país e que tem ido "ao encontro de uma necessidade não só para os doentes, mas também para as suas famílias, que muitas vezes mal conseguem sair de casa, justamente por ser uma patologia que origina uma dependência muito grande", refere o comunicado enviado pelo grupo parlamentar. 

Clara Tiago lembrou que esta unidade "além de uma capacidade para o internamento de 18 utentes, existe ainda uma Unidade de Dia, que pode receber até 45 doentes".

A nível do desenvolvimento do projecto de intervenção com estes utentes doentes de Alzheimer, esta Unidade desenvolve "actividades de trabalho de estimulação física, cognitiva, psicomotora, social e sensorial, através de uma equipa multidisciplinar", lê-se no comunicado.

A deputada realçou ainda o empenho do Padre Bernardino para a concretização deste projecto, financiado pelo Orçamento Regional, com apoio de fundos Europeus.