Madeira

Governo Regional apostado em combater 'inverno demográfico'

Foto DR/SRF
Foto DR/SRF

O secretário regional das Finanças representou o Governo na Sessão Solene do Dia da Freguesia de São Roque do Faial, concelho de Santana, um dos mais afectados pela baixa natalidade, tendo sido esse o principal foco da sua intervenção ao final da tarde deste sábado.

De acordo com Rogério Gouveia, que deu os parabéns aos naturais, residentes e emigrados, sendo 'filho de Santana' e numa cerimónia que assinalou os 174 anos da Paróquia e da Freguesia e homenageou jovens da terra, que são importantes para o futuro da freguesia, do concelho e da Região.

"Estamos numa freguesia que pese embora a sua dimensão geográfica, atravessa um desafio demográfico, que a Região toda atravessa", ressalvando que "o Governo Regional tem assumido por princípio a manutenção de serviços e infra-estruturas em todas as freguesias da Região, independentemente da dimensão da sua população, porque entendemos que esta é a melhor forma de contrariar o inverno demográfico e a desertificação que muitas das nossas localidades têm ultrapassado".

Neste sentido, destacou a aposta em manter um centro de saúde em funcionamento, de manter escolas, de apoiar as infra-estruturas locais, quer sejam de carácter social, cultural  ou desportivo, porque o Governo Regional entende que esta é uma das melhores formas de manter as localidades com a atractividade, que é possível, para que a população não abandone ainda mais estas localidades", garantindo que "o Governo Regional não consegue fazer este trabalho sozinho", admitiu.

Rogério Gouveia garantiu que o projecto de uma Sidraria, desafio lançado pelo presidente da Junta, está em andamento, há projecto concluído e vai ser adquirido o imóvel da escola e depois financiado com verbas do PRODERAM e do Orçamento da Região, além da dinamização de centros de interesse turístico que, felizmente, São Roque do Faial tem em quantidade. O governante sinalizou ainda que está a ser procurada uma zona no Ribeiro Frio para criação, "muito brevemente", de um parque de estacionamento que resolva o "bom problema" do fluxo de turistas acima daquilo que era habitual. Já há três zonas sinalizadas para resolver o problema.

Rogério Gouveia assinalou outros projectos em andamento, como a recuperação por três milhões de euros de uma estrada regional e ainda a requalificação do adro da igreja, sala de catequese e casas de banho, além da construção de uma estrada circundante ao imóvel religioso.