País

Administrações públicas financiam-se em 600 milhões de euros até Maio

None
Foto shutterstock

As administrações públicas financiaram-se em 600 milhões de euros nos primeiros cinco meses de 2022, valor que compara com 7.800 milhões de euros registados em igual período de 2021, informou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Segundo o BdP, "o exterior financiou as administrações públicas em 6.100 milhões de euros". Em contrapartida, o financiamento concedido pelos bancos foi negativo em 4.400 milhões de euros.

Até maio, o financiamento às administrações públicas pelos outros setores residentes também foi negativo, em -1.100 milhões de euros.

Um financiamento líquido negativo indica que as aquisições líquidas de ativos financeiros pelas administrações públicas são superiores às emissões deduzidas de amortizações dos passivos, ou seja, as administrações públicas utilizaram parte dos fundos obtidos para financiarem outros setores da economia.

Uma análise por instrumento demonstra que as administrações públicas se financiaram através de emissões líquidas de títulos no montante de 10.100 milhões de euros.

Por outro lado, o financiamento das administrações públicas por intermédio de empréstimos deduzidos de depósitos foi negativo em 9.500 milhões de euros.

O BdP atualiza os dados sobre o financiamento das administrações públicas em 22 de agosto.