Madeira

Sapadores Florestais vão combater espécies invasoras e incêndios

Governo Regional já investiu 300 mil euros na aquisição de equipamentos para a actuação dos profissionais

Madeira conta com 10 Sapadores Florestais

Estarão em formação até Outubro as duas primeiras equipas de Sapadores Florestais, constituídas por cinco elementos cada, do Governo Regional da Madeira.

A secretaria regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, acompanhou esta quarta-feira, 20 de Julho, os trabalhos da primeira equipa de Sapadores Florestais da Região.

Na ocasião, a governante sublinhou que os elementos do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza da Madeira têm como missão proteger o espaço florestal da Região, actuando na diminuição da carga combustível, ou seja, no combate às espécies invasoras, estando também habilitados para o combate aos fogos.

Os Sapadores Florestais estão a fazer formação durante 6 meses para poder desempenhar as suas funções, que é a de proteger a floresta, diminuindo a carga combustível. A partir de Outubro, quando termina a formação, estes elementos vão trabalhar todos os dias no espaço florestal, que cobre cerca de dois terços de toda a área da Região. Susana Prada, secretaria regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas

A formação teórica e prática, que terá a duração de seis meses, está a cargo da Qualificar - Formação Profissional e conta com 17 módulos. A formação prática de hoje foi ministrada pelo engenheiro florestal Horácio Ferreira que orienta os Sapadores Florestais no módulo de ‘equipamentos motomanuais’ e de ‘equipamentos e veículos’.

No terreno, o também comandante dos Bombeiros destacou que a formação dos Sapadores Florestais da Madeira "tem as vertentes de todas as áreas em que eles podem intervir", nomeadamente o abate de espécies invasoras como a acácia e o eucalipto. 

Esta carreira que está a ser implementada na Madeira não é para ocupar o lugar de outras, é sim para complementar. Os Sapadores Florestais actuam na prevenção, na limpeza de terrenos para evitar que os incêndios ocorram. Horácio Ferreira, formador  

O executivo madeirense criou a carreira especial de Sapador Florestal em 2018, através do Decreto Legislativo Regional n.º 15/2018/M, tendo investido até à data 300 mil euros para aquisição de viaturas, equipamentos de trabalho e de protecção individual.