Madeira

'Francisco Franco' na final do prémio FAQtos 2022

None

A Escola Secundária de Francisco Franco apurou-se para a final nacional do prémio FAQtos 2022, que vai decorrer a 16 de Julho, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

O objectivo fundamental do Prémio FAQtos é promover um concurso a nível nacional, orientado para os alunos do ensino secundário, que contribua para a formação de uma consciência colectiva em matéria de campos eletromagnéticos oriundos de fontes de telecomunicações (banda das radiofrequências) e do seu impacto na sociedade, bem como potenciais efeitos na saúde e no ambiente.

A escola vai apresentar o projecto 'As Radiofrequências na Localização dos Nossos Amigos Pet' , desenvolvido ao longo deste ano lectivo.

Durante a cerimónia, para o qual foram selecionados os 10 melhores projectos de escolas do país, alunos do 10.º ano do curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde, da turma 29, orientados pela professora de Física e Química, Teresa Neves, apresentam o dispositivo 'Locaterpet', cuja finalidade é dar protecção e segurança aos animais, localizando-os, através da concepção de um dispositivo de auxílio, idealizado para ser colocado na coleira.

Este protótipo tem a função de alertar rapidamente o responsável de um animal para uma possível situação de perigo, diminuindo o tempo de resposta de o encontrar. O mecanismo permite o envio de um sinal de alerta na forma de SMS com a localização temporal e espacial do cão.

Com este projecto, pretende-se dar aos animais uma ajuda extra quando se perderem e/ou se sentirem ameaçados, não conseguindo, por si, encontrar o caminho correcto para casa. 

Veja o vídeo do projecto da equipa 'LocatorPet' da Escola Secundária de Francisco Franco: