Desporto

Bernardo Sousa e Sami Pajari vencem Rally de Lisboa

João Rodrigues triunfou na jornada do Campeonato Start Sul de Ralis

None
Foto: DR

Bernardo Sousa, com um Citroen C3 R5, navegado por Jorge Carvalho n a competição Rali Extra e a dupla finlandesa Sami Pajari/ Enni Malkonen em Mitsubishi Lancer Evo IX, foram os grandes vencedores da 2.ª edição do Rally de Lisboa depois de, no primeiro dia de prova, a dupla João Rodrigues/Manuel Santos em Peugeot 106 ter triunfado na competição pontuável para o Campeonato Start Sul de Ralis.

Bernardo Sousa, que foi campeão nacional em 2010 e que recentemente venceu o programa da TVI 'Big Brother Famosos', regressou de forma vitoriosa aos ralis tendo sido o mais rápido em termos absolutos.

Apesar de um pião na PEC 1 cedo passou para o comando da prova, vencendo as restantes quatro classificativas do primeiro dia de prova.

No derradeiro dia de Rally de Lisboa foi o mais rápido na derradeira PEC o que lhe permitiu vencer com uma vantagem de 36s para a dupla Miguel Campos/Nuno Rodrigues da Silva em Porsche 911.

Daniel Nunes navegado por Nuno Mota Ribeiro em Ford Fiesta Rally 3 completaram o pódio da competição Rali Extra onde a dupla espanhola Jorge Perez Alonso/José Murado Gonzalez em Porsche 997 GT3 Cup e o par António e Ana Cruz Monteiro em Peugeot 208 T16 ocuparam as posições seguintes.

Entre os diversos Grupos a dupla José Merceano/Francisco Pereira em Mitsubishi Evo X venceu o P3 do Rali Extra onde Bernardo Sousa triunfou entre os X5. No Troféu Ralis Regional Sul os cinco primeiros classificados venceram respectivamente os Grupos X3, X6, P3, X1 e X2 enquanto par José Manuel Barreto/Orlanda Matias em Seat Leon venceu o Grupo X4.

De regresso a Portugal, onde recentemente venceu o WRC3 no Rally de Portugal, o finlandês Sami Pajari, o mais jovem piloto de sempre na história dos 20 anos do WRC Júnior a vencer a competição, na altura ainda aos 19 anos de idade, triunfou de forma clara entre os participantes no Troféu Ralis Regional Sul.

Venceu todas as oito provas especiais de classificação, deixando o vencedor da primeira edição, André Cabeças, navegado por Ilberino Santos, em Mitsubishi Mirage Evo, a 1m13,8s.

A dupla Carlos Fernandes/Pedro Afonso em Mitsubishi Lancer Evo VI completou o pódio de uma classificação que viu a dupla João Rodrigues/Manuel Santos em Peugeot 106, vencedora da competição pontuável para o Campeonato Start Sul de Ralis, terminar em 4.º lugar, à frente de Gonçalo Figueiroa navegado por José Janela em Ford Escort MK II.  

O Rally de Lisboa teve mais uma vez o seu centro nevrálgico no Parque das Nações e viu a sua competição repartir-se por uma dupla passagem pelos troços de Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço na tarde de sábado, disputando à noite, na Alta de Lisboa, uma Super Especial.

No domingo a prova encerrou com uma passagem pelos troços de Alenquer, Montejunto e Vinhos de Lisboa. O traçado do Rali de Lisboa envolveu a passagem por estradas dos municípios de Lisboa, Loures, Vila Franca de Xira, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Cadaval.