Madeira

Mais 400 mil euros serão pagos aos produtores de banana

Humberto Vasconcelos lembrou hoje que, até ao final deste mês, será paga a segunda tranche de um apoio extraordinário que foi concedido pelo Governo Regional, através da GESBA

None

O Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos lembrou hoje que, até ao final deste mês, será paga a segunda tranche de um apoio extraordinário que foi concedido pelo Governo Regional, através da GESBA, aos produtores de banana, que “tem por objectivo de minimizar os impactos resultantes do aumento dos factores de produção”.

O governante deslocou-se, esta manhã, ao Lugar de Baixo para se inteirar do andamento das obras do Centro de Investigação e Experimentação da Banana da Madeira, que estão a decorrer a bom ritmo.

“São mais cerca de 400 mil euros que serão pagos através de uma medida excepcional que visa fazer face ao contínuo aumento de um conjunto de elementos indispensáveis ao processo produtivo, através uma verba global de cerca de 1,3 milhões de euros, que está a ser distribuída de acordo com a produção de cada um dos 2.742 produtores”, explicou, elogiando também o trabalho que tem sido desenvolvido pela empresa do sector.

Cerca de 20% da chamada banana dólar que vem da América Latina, que tinha por destino os mercados russos e ucranianos, está parada nos portos dos Países Baixos, pronta para entrar no mercado europeu. É mais uma ameaça à nossa banana, numa altura em que com a chegada do Verão debatemo-nos também com a concorrência das frutas da época, como o melão, melancia, cereja, pêssego, framboesa, ameixa, entre outras, o que representa uma quebra de mercado da banana na ordem dos 50%. O abaixamento do preço do Inverno para o Verão é inegável e impossível de inverter, por isso há a necessidade de procedermos a uma baixa no preço pago ao produtor regional no Verão. Só assim é possível garantir o contínuo escoamento do nosso produto e o rendimento ao bananicultor". Humberto Vasconcelos