Madeira

Balanço positivo das Festas da Sé asseguram continuidade

Foto DR
Foto DR

"As Festas da Sé correram bem e o feedback das pessoas e comerciantes  é positivo. Vários estabelecimentos tiveram de reforçar as suas equipas para poderem responder ao aumento da procura". Esse é o balanço evidenciado pela CMF em nota enviada esta tarde.

"Houve mais vendas, muito mais movimento do que na semana anterior. Os comerciantes estão extremamente satisfeitos, muito deles esgotaram os stoks, tinham reservas de mesa ao almoço e ao jantar e tentaram ser céleres no sentido de rodar o maior número de fregueses", acrescenta, citando a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, que esteve esta tarde no encerramento do evento organizado pela autarquia, juntamente com a Junta de Freguesia da Sé, em parceria com a Empresa de Cervejas da Madeira.

Traçando o balanço, Cristina Pedra salientou que as Festas da Sé são uma "aposta ganhadora", sendo um evento e nos moldes atuais com continuidade assegurada pelo actual executivo camarário. A vice-presidente da autarquia garantiu que a realização do evento permitiu  "fomentar"  e "alavancar" os negócios . "É um movimento que se quer. Uma cidade com vida e animação estimulando não só os restaurantes e bares como o próprio comércio", salientou a autarca.

Ao longo da semana, foi notória a grande afluência de residentes e turistas no perímetro da Festa, em especial nos espaços de restauração aderentes. O evento dinamizou o comércio e a restauração em vários arruamentos. Nomeadamente a Rua João Tavira, Rua da Queimada de Baixo, Rua do Bispo, Rua dos Ferreiros, Travessa do Forno, Rua da Queimada de Cima, Largo do Chafariz, Rua do Aljube, área que integra 77 estabelecimentos comerciais (25 de restauração e bares e 52 outros ramos).

Em cada dia, o programa de animação foi diversificado, envolvendo 12 grupos, num total de 35 atuações ao longo da semana. A realização de um Flash Mob na Praça do Município, numa iniciativa dos Ginásios Municipais, marcou o encerramento das Festas da Sé.