Madeira

“É um regresso há muito esperado das Festas da Sé”

None

Até ao próximo dia 28 de Maio, as ruas da freguesia da Sé, no Funchal, surgem com outro encanto. As ‘Festas da Sé’ prometem dar outro colorido ao coração da capital madeirense que, após cinco anos, volta a encher-se de bandeiras, música, cor, gastronomia e muita tradição.

Na abertura do evento, Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, sublinhou que é um “regresso há muito esperado” tanto pelos comerciantes como por toda a população. "Tivemos de aguardar algum tempo devido ao covid-19 e agora, que já estamos num período de retoma económica, criamos as condições para a CMF, juntamente com a junta de freguesia da Sé e a Empresa de Cervejas da Madeira, trazermos uma festa que caracteriza a cidade do Funchal há mais de 20 anos”, frisou, explicando que é uma iniciativa que pretende chamar as pessoas à baixa do Funchal, proporcionando um maior dinamismo a nível do comércio local e dinamizando os grupos de música e teatro que actuam em plena rua.

“Temos um clima excelente e podemos proporcionar um ambiente de festa e criar aqui uma tradição de consumir as iguarias regionais, ao mesmo tempo que ouvimos um bocadinho de música, e habituar as pessoas, ao fim do dia de trabalho, a percorrerem os nossos restaurantes e bares”, explicou.

As ruas de João Tavira, da Queimada de cima, da Queimada de Baixo, do Bispo, dos Ferreireos e o Largo do Chafariz contam com 75 estabelecimentos comerciais, dos quais 25 são espaços de restauração.

O que nós queremos é que as pessoas se habituem a frequentar a baixa do Funchal com animação, alegria, cor, movimento e que, ao final do dia, tenham um momento de diversão com a sua família e amigos