5 Sentidos

Mais de 25 mil euros para as Festas da Sé

None

Três bandas filarmónicas, dois grupos folclóricos, três tunas universitárias, grupos musicais, teatro e um flashmob farão parte das Festas da Sé que vão decorrer entre 20 a 28 de Maio.

A apresentação do programa das Festas da Sé decorreu hoje, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, onde o presidente da Junta de Freguesia da Sé, Luís Sousa realçou o esforço necessário para trazer, passados dois anos e meio de pandemia, as festas de volta.

"Foi um grande esforço, que eu sei, para pôr uma festa deste género novamente no ar com animação, com tudo o que é tradicional nesta festa", referiu.

Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), acrescentou que estas festas caracterizam o concelho e a baixa do Funchal e é um evento que serve para dinamizar o comércio na capital.

"É para eles que este evento é feito. É dinamizar o comércio tradicional local e é para aproveitar para dinamizar também a nossa cultura, para valorizar também os nossos artistas madeirenses", explicou Pedro Calado.

Num investimento "superior a 25 mil euros", as Festas da Sé, pretendem dinamizar a actuação de grupos regionais e serão "oito dias de plena festa", acrescentou o presidente da CMF.

A segurança será assegurada com um "duplo patrulhamento": feito em bicicleta realizado por bombeiros sapadores que "vão assegurar não só a vigilância, mas também a segurança" e um reforço policial que vai "ajudar à segurança e o acompanhamento de toda a população".

A animação será divida em três períodos: hora de almoço entre as 12h30 e as 14h00; o período da tarde entre as 17h30 e as 19h30 e, por fim o período da noite entre as 21h00 e as 24h00. É de realçar ainda que o horário de encerramento dos estabelecimentos foi alterado para a uma da manhã.

A limpeza também será assegurada com um reforço durante estes dias. "Queremos assegurar que mantemos a nossa cidade limpa e a nossa cidade com um aspecto aprazível", disse Pedro Calado.

A concluir, o presidente da CMF lançou um desafio aos comerciantes do Funchal para que repensem os horários de funcionamento principalmente ao fim-de-semana com a chegada de turistas.

"Basta ver os milhares e milhares de turistas que estão hoje a passear, a  frequentar e a consumir nas nossa ruas. Aproveitem para pensar também um pouco os horários de funcionamento. Ao fim-de-semana é usual ver navios de cruzeiro, no centro do Funchal, aproveitem estes períodos de tempo para termos os estabelecimentos abertos. Nós queremos trazer mais gente para o centro do Funchal, queremos dinamizar o comércio local, queremos aproveitar estes eventos para dar mais vida à cidade do Funchal, mas todos nós vamos ganhar e com certeza o comércio também se aproveitarmos a permanência dos turistas". Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal.

As Festas da Sé também conhecidas como 'festas da cerveja' têm como principal patrocinador a Empresa de Cervejas da Madeira. A existir há mais de 30 anos são uma animação "para toda a família", referiu o presidente da Junta de Freguesia da Sé.

Elian Bittencourt, Teatro Bolo do Caco, Banda Filarmónica de Santo António e EnferTuna Madeira são algumas das animações das festas.