Madeira

PSD destaca Porto Santo como ilha cada vez mais sustentável

None

As recentes jornadas parlamentares do PSD no Porto Santo deram foco à questão ambiental.

Neste aspecto, conforme salientou Bernardo Caldeira, um dos projectos mais ambiciosos e inovadores é aquele que tem por objectivo transformar o Porto Santo na primeira ilha inteligente do mundo, que foi explanado ao Grupo Parlamentar, numa visita à Central de Baterias da Empresa de Electricidade da Madeira.

Este projeto ‘Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island’ tem como objetivo fazer a transição energética da ilha, através da eliminação dos combustíveis fósseis, afirmando-se como um território amigo do ambiente, com os ganhos que essa realidade terá no ecossistema, nos residentes e naqueles que os visitam Bernardo Caldeira

Em termos de transição energética, o deputado referiu ainda a implementação de segunda central de baterias e a aquisição de dois aerogeradores, que irá permitir ultrapassar a barreira dos 50% da produção de electricidade através de fontes renováveis.

O Grupo Parlamentar visitou também a Central Dessalinizadora, que é a única origem de água potável com qualidade utilizada para o abastecimento público, produzida a partir da água salgada. Uma infraestrutura que, tal como referiu Bernardo Caldeira, tem sido fundamental para resolver o problema de escassez de água no Porto Santo e que é estrutural para a ilha.

“Foi necessário encontrar uma resposta e esta foi a única alternativa, numa altura em que este tipo de solução era ainda muito experimental, mas, uma vez mais, estivemos à altura do desafio”, afirmou.

Outro dos projectos que os deputados social-democratas visitaram foi o do Life Dunas e o deputado do partido social democrata lembrou que estas formações geológicas de areia costeira são únicas no arquipélago da Madeira, mas, devido à acção humana, a integridade da sua estrutura ao longo da costa encontra-se vulnerável, pelo que, foi necessário encontrar soluções sustentáveis a longo prazo para restaurá-la o mais próximo possível do seu estado original.

“Trata-se, assim, de um projeto essencial não só para a manutenção da biodiversidade que estas dunas albergam, mas também para a preservação destas estruturas geológicas que fazem parte da identidade do Porto Santo e do seu cartaz turístico”, sustentou.