Madeira

Porto Santo mais atractivo com mais rotas e lugares

Grupo Parlamentar do PSD destaca investimento na captação de mais ligações

None

As questões da mobilidade aérea e marítima estiveram em foco num painel promovido pelo Grupo Parlamentar do PSD, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, no âmbito das Jornadas que estão a ser realizadas naquela ilha, no qual participaram o director dos aeroportos da Madeira e Porto Santo, Roberto Santa Clara, e o administrador executivo da Porto Santo Line, Carlos Perdigão Santos, assim como o presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista.

O investimento na captação de mais ligações ao longo de todo o ano como forma de esbater a sazonalidade, foi uma das questões abordadas, conforme salientou o deputado Bernardo Caldeira, realçando que este é um objectivo que tem vindo a ser paulatinamente a ser concretizado, com o crescimento do número de frequências e disponibilidade de lugares.

Neste momento, disse, o Porto Santo está ligado a cinco países e nove cidades e, ainda hoje, assistimos a mais uma estreia de um voo directo da Alemanha, com a Eurowings,  lembrando também a entrada recente da EasyJet, com dois voos semanais do Porto e dois voos semanais de Lisboa.

O deputado sublinhou que o aumento das frequências será essencial para captar novos investimentos privados, em particular na área da hotelaria, uma vez que, nesta altura, já se tornam necessários.

Bernardo Caldeira destacou ainda a execução do projecto para a remodelação da Aerogare do Porto Santo. Um investimento da responsabilidade da Vinci, orçado em cerca de 14 milhões de euros, que irá proporcionar melhores condições naquela infra-estrutura.

Ao nível da mobilidade marítima, o deputado salientou a importância que tem tido o modelo de cruzeiro de um dia, que corresponde já a 22% da ocupação da linha.