Madeira

A transição para a economia digital é a "grande oportunidade de Portugal"

None

Durante a apresentação do evento '#CREATEFUNCHAL', o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, afirmou que a transição digital é a "grande oportunidade de Portugal ser novamente central e ter uma economia altamente competitiva em termos mundiais".

Para que isto aconteça será necessária uma estratégia, "no sentido de aproveitar todas as vantagens da transição para a economia digital".

Miguel Albuquerque, disse que o cérebro humano "não percebeu bem o que se está a passar a nível das tecnologias a nível mundial".

"Aquilo que está a acontecer no mundo, a nível tecnológico, ultrapassa a nossa capacidade de compreensão, ou seja, a tecnologia, está com um crescimento exponencial, ninguém sabe o que vai acontecer, mas temos de preparar as novas gerações para lidar com estes avanços". Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional. 

Disse ainda que: "O que se está a passar a nível da tecnologia é extraordinário e, por isso mesmo, (...) o mundo que nós vamos ter ou que vamos enfrentar, nos próximos anos, é um mundo com desafios extraordinários, mas é um bom mundo".

O presidente do GR  avançou que quem não acompanhar estas mudanças tecnológicas, fica "para trás".

Recorde que, esta semana, Albuquerque, disse que se as taxas tecnológicas forem diminuídas estas poderão ser um factor potencial para atrair empresas para a Região.

"Se conseguirmos por as tecnológicas a 3% trazíamos para cá tudo o que são grandes empresas americanas".

Actualmente as tecnológicas representam, na Madeira, "300 milhões de euros", e que dentro de "cinco anos ultrapassará o turismo", disse.

Assim, a Madeira não ficaria dependente exclusivamente do sector turístico.

"Não ficar dependente só do turismo e avançarmos as tecnológicas sediadas cá, teriam um volume de 500 milhões de negócios, e ser a principal actividade da Madeira".