Madeira

Horários do Funchal quer ser o melhor operador de transportes do País

Conheça quatro projectos concretizados com fundos comunitários do Programa 20-20

None
Foto Helder Santos/ASPRESS

Estão a ser apresentados vários projectos financiados por fundos comunitários do Programa 20-20.

Um deles é a renovação da frota da Horários do Funchal e dos serviços conexos.

Alejandro Gonçalves disse que o objectivo da empresa é ser o melhor operador de transportes públicos do país. Um objectivo com três vertentes: financeira, social e ambiental.

A HF não visa o lucro, puro e duro, sendo a prioridade a rentabilidade social.

Os novos autocarros são mais eficientes, nem os poluentes e mais confortáveis. Significam melhoria ambiental e poupança em combustível e manutenção.

Outro dos projectos apresentados é a renovação do Jardim Botânico eng. RUI Vieira. Um projecto de 875 mil euros, que aposta na comodidade dos visitantes - acessibilidades, na funcionalidade dos serviços e na poupança de meios, com destaque para a água.

Uma intervenção apresentada por Luísa Gouveia do IFCN - Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.

Em nome da IHM - investimentos Habitacionais da Madeira - Elias de Gouveia apresentou a intervenção de requalificação do Bairro da Palmeira, conhecido por Malvinas - projeto Integrar.

A intervenção da IHM não se limitou à obra, com destaque para a remoção de amianto, mas igualmente na aposta da literacia populacional em várias áreas, como segurança ou alimentação.

Bernardino Trindade apresentou a Unidade de Alzheimer, do Centro de São Bento na Ribeira Brava, que contou com um apoio de 800 mil euros, num investimentonto total 1,9 milhões de euros.

O investimento está a funcionar desde Setembro de 2021.

'O que a Europa faz pela Região' é o tema de uma conferência que decorre na Horários do Funchal, que aborda os projectos financiados por fundos europeus - PO SEUR, da responsabilidade do IDR - Instituto de Desenvolvimento Regional.

A conferência contempla dois painéis: De Bruxelas para a Madeira - uma região mais coesa e mais social; Desafios de sustentabilidade numa Região Ultraperiférica.

O encontro é moderado por Ricardo Miguel Oliveira, director do Diário, e conta com cerca de 150 participantes.