Madeira

"Educação vive em permanente desafio"

Jorge Carvalho alerta para os desafios da transição digital da educação e afirma que a Madeira destaca-se nesse campo.

VI Jornadas de Educação na Madeira decorre este sábado, 21 de Maio, no hotel Four Views
Monumental.
VI Jornadas de Educação na Madeira decorre este sábado, 21 de Maio, no hotel Four Views Monumental.

O secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, presidiu este sábado, 21 de Maio, à sessão de abertura da VI Jornadas de Educação na Madeira, promovida pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores. Sob o mote 'Os desafios dos novos paradigmas da Educação', o evento decorre no hotel Four Views Monumental.

Na ocasião, o governante salientou que a "educação vive em permanente desafio", tendo em conta os novos paradigmas, alertando para a importância do corpo docente para fazer face às adversidades colocadas. 

A docência é um processo de desempenho profissional que disponibiliza às sucessivas gerações ferramentas essenciais para construírem o seu futuro. Essa intervenção profissional terá tanto mais sentido quanto mais adequadamente se propuser descodificar os desafios colocados pelos novos paradigmas da educação. secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia

Jorge Carvalho realçou que a Região Autónoma da Madeira destaca-se com "um conjunto relevante de itens para enfrentar esse novo paradigma [a transformação digital]", fazendo referência à organização da carreira docente e às medidas para a transição digital da educação na Região. O secretário com a pasta da Educação afiançou que "94% do corpo docente na Região tem vínculo definitivo", evidenciando a "estabilidade do corpo docente para concretizar as respostas necessárias".

Neste mundo que é cada vez mais digital, identificados os desafios importa saber quais os conhecimentos, competências, atitudes e valores que os alunos hoje precisarão para moldar o seu mundo no final desta década.