Madeira

Indisciplina na sala de aula diminuiu em mais de 30% com implementação de manuais digitais

Informação foi avançada pelo secretário regional de Educação, que destacou a existência de melhorias no aproveitamento escolar dos alunos em algumas disciplinas.

Conferência organizada pelo Grupo Porto Editora com o apoio da Samsung e em parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira junta centenas de pessoas presencialmente e milhares por via ‘on-line’.
Conferência organizada pelo Grupo Porto Editora com o apoio da Samsung e em parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira junta centenas de pessoas presencialmente e milhares por via ‘on-line’.

Os manuais digitais têm tido um impacto positivo na melhoria do aproveitamento escolar dos alunos abrangidos pelo projecto, de acordo com o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, é notório que "em algumas disciplinas o aproveitamento é muito mais significativo", destacando que "têm existido melhorias".

O Governante frisa ainda que através da monitorização do projecto dos manuais digitais é possível constatar a diminuição da indisciplina em sala de aula: "A ocorrência em sala de aula, a indisciplina, diminuiu em mais de 30%".

Jorge Carvalho salienta que a diminuição da indisciplina em sala de aula "significa que há mais tempo útil para aprendizagem, o que implicará uma melhor aprendizagem por parte dos nossos alunos".

O secretário com a pasta da Educação falava aos jornalistas à margem da sessão de abertura da conferência ‘Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário – estratégias e práticas’, que decorre esta sexta-feira, 27 de Maio, no Savoy Palace. 

Governo Regional já investiu cerca de 8 milhões de euros na digitalização da educação

Desde a implementação dos manuais digitais na Região Autónoma da Madeira, no ano letivo 2018/19, já foram investidos cerca de 8 milhões de euros, estando neste momento abrangidos quase 7 mil alunos do 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade, sendo este último um projecto-piloto com uma turma do secundário.