Coronavírus Madeira

"Hoje em dia a covid a mim não me preocupa" diz Herberto Jesus

"Neste momento os números são apenas números, nós neste momento estamos a focar a gravidade da doença", salientou à margem de uma conferência que decorre esta sexta-feira no Hospital Dr. Nélio Mendonça

None

Questionado pelo DIÁRIO sobre o possível aumento dos novos casos de covid-19 depois do fim da obrigatoriedade do uso da máscara, Herberto Jesus refere "os números não nos podem assustar".

Entre os argumentos para essa postura, o director regional de Saúde nota que "eu sei que a mortalidade é 1%, sei que as pessoas vulneráveis são as mais sensíveis, está identificado, tenho uma vacina que tem um grau de protecção". Pede, por isso, a colaboração das pessoas no redobrar dos cuidados, com este, como com outros vírus que deverão surgir nos próximos tempos. 

"Neste momento os números são apenas números, nós neste momento estamos a focar a gravidade da doença", salienta o médico, deixando claro que a "multimorbilidade" das doenças crónicas vai continuar a fazer vítimas, "independentemente de qual seja o vírus ou bactéria". Pede por isso que o foco não seja colocado nos números da covid-19, mas sim nas situações de doença crónica.