Madeira

Porto Moniz apoia Associação dos Ucranianos em Portugal

None

A Câmara Municipal do Porto Moniz promoveu esta sexta-feira, 13 de Maio, uma iniciativa de homenagem à paz, através da colocação de flores junto à igreja da Vila de Porto Moniz, por parte da população idosa, acompanhada por uma oração proferida pelo pároco local.

'Uma Flor Pela Paz' foi o nome que a autarquia portomonizense atribuiu à iniciativa, integrada no calendário das festividades da Festa da Flor, que decorreu no mesmo dia em que se celebra em todo mundo a Festa de Nossa Senhora de Fátima, em memória de sua primeira aparição aos pastorinhos nas colinas da Cova da Iria, em 1917.

A iniciativa promovida pela autarquia que integra o Movimento Municípios pela Paz, teve ainda por objectivo atribuir um apoio à Associação dos Ucranianos em Portugal.

De acordo com Emanuel Câmara, presidente da Câmara Municipal, a intenção passou por “a autarquia, em representação da população do Porto Moniz, ajudar com o valor simbólico de 1 euro por munícipe, valor que totaliza a verba de 2.521 euros, destinada à compra, por parte da câmara municipal, de bens essenciais para bebés de famílias que se viram obrigados a sair da Ucrânia, devido à guerra”.

Valentina Karpina, em representação da Associação dos Ucranianos em Portugal, agradeceu emotivamente o apoio da autarquia referindo ser o mesmo muito importante para ajudar aqueles tiveram de abandonar o seu país.

A agenda de eventos relacionados com a Festa da Flor, no Porto Moniz, termina no próximo dia 23, com a iniciativa 'Minha Terra, Meu Jardim', em que as crianças da Pré-Escolar e 1.º Ciclo da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche do Porto Moniz colaborarão na decoração do jardim localizado à entrada da Vila do Porto Moniz.