5 Sentidos

Museu Militar da Madeira associa-se à Noite Europeia dos Museus

Este sábado, o espaço museológico está aberto ao público, gratuitamente, entre as 18 e as 21 horas

None

O Museu Militar da Madeira vai associar-se à Noite Europeia dos Museus, que se assinala este sábado, dia 14 de Maio.

Assim, o espaço museológico situado no Palácio de São Lourenço, no Funchal, estará aberto ao público, gratuitamente, entre as 18 e as 21 horas.

No dia 18 de Maio, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Museus, o Museu Militar da Madeira volta a abrir portas, proporcionando a entrada livre até ao dia 21 de Maio.

Todos quantos visitam o Museu Militar têm ainda ao seu dispor uma aplicação, disponível em Android e IOS que lhes proporciona uma forma mais confortável e dinâmica, o acompanhamento das salas temáticas.

O Museu Militar da Madeira também usa as redes sociais para informar o público das novidades e dos projetos que tem em exposição nas suas salas.

Museu Militar da Madeira / Madeira Military Museum

Museu Militar da Madeira / Madeira Military Museum, Funchal, Madeira. 1,779 likes · 10 talking about this · 31 were here. Museu Militar da Madeira / Madeira Military Museum - Audio Guias / Audio...

O Dia Internacional dos Museus é uma efeméride de grande tradição para o mundo dos museus, tendo a sua celebração tido início em 1977, por iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus. Em 2014, cerca de 35.000 museus de 100 países de todos os continentes participaram nas comemorações desta data.

A Noite dos Museus foi uma iniciativa proposta em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, recebendo igualmente o apoio do ICOM.

Em Portugal, a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), na sequência do trabalho desenvolvido pelo Instituto Português de Museus (IPM) e do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), empenha-se em que estas datas sejam motivo de celebração em todo o país e que envolvam o maior número de museus portugueses, nomeadamente os integrados na Rede Portuguesa de Museus (RPM).

Este ano, o tema proposto ICOM é 'O Poder dos Museus' e visa demonstrar o impacto positivo destes espaços culturais, num mundo em mudança, quando o impacto económico, político e social da guerra na Ucrânia se junta aos efeitos da pandemia da covid-19.