Madeira

Alunos da Gonçalves Zarco limparam lixo marinho

Fotos DR Ver Galeria
Fotos DR

Numa iniciativa de sensibilização sobre 'O Lixo Marinho' levada a cabo por uma turma da Escola Gonçalves Zarco na Praia Almirante Reis, no Funchal, uma acção realizada há alguns dias, mais precisamente a 2 de Maio, não podia deixar de ser noticiada.

Os alunos da turma do 7º3 da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, desenvolveram esta actividade de recolha de resíduos na referida praia, numa iniciativa integrada no Projecto “Promoção do Sucesso Escolar”. O tema da turma é a “Cooperação”, sendo que dois dos subtemas são “O Lixo Marinho” e “O Voluntariado”.

Tendo em conta que a poluição é uma das principais ameaças que os oceanos enfrentam, que mais de 80% da poluição que atinge os oceanos tem origem em terra e é transportada para o ambiente marinho pelos rios e ribeiras, por essa razão as zonas costeiras são os locais de depósito daquilo que deitamos fora dando origem ao lixo marinho.

Sabendo, ainda, que o voluntariado é hoje um movimento que mobiliza, em todo o mundo, cada vez mais jovens, sendo um instrumento da sua participação na sociedade civil nos mais diversos domínios de actividade, os alunos consideram esta uma actividade (campanha de limpeza de praia) reflectora deste movimento.

Foi com a perspetiva de desenvolver uma actividade aglutinadora dos dois, que a turma, em conjunto com os seus professores, considerou a recolha de resíduos na praia, uma excelente ideia.