Madeira

Casa do Povo do Porto Santo elege nova direcção em processo “atribulado”

A Lista B, liderada por Fátima Silva, foi a escolhida para assumir os destinos da instituição nos próximos três anos

None

A Lista B, liderada por Fátima Silva, foi a escolhida para assumir os destinos da instituição nos próximos três anos

A Casa do Povo do Porto Santo elegeu, hoje, dia 30 de Abril, os órgãos sociais para o próximo triénio, tendo sido eleita a Lista B, liderada por Fátima Silva, que sucede a assim a Cândido Pereira como presidente da direcção daquela instituição.

“Esta é uma equipa que está motivada e vamos dinamizar esta instituição”, afirmou a agora presidente Casa do Povo em declarações ao DIÁRIO/TSF Madeira.

O acto eleitoral que, decorreu na manhã deste sábado, na sede da Casa do Povo de Nossa Senhora da Piedade, teve porém um início “atribulado”, tendo começado cerca de 20 minutos despois do previsto, por ausência dos membros da mesa da assembleia-geral.

“O que se passou é que foi afixado o edital para a eleição dos órgãos sociais para o dia de hoje, 30 de Abril, das 09 às 13 horas. Só que hoje, às 09 horas, comparecemos cerca de 130 sócios para exercer o seu direito de voto, mas não foi possível realizá-lo porque os membros-sócios que formam a mesa da assembleia-geral (à excepção de um) não compareceram”, começou por explicar Fátima Silva.

Os sócios presentes decidiram, então, propor “a constituição de uma nova mesa para presidente e secretários”, em “conformidade com os nossos estatutos”, justificou.

A par da ausência dos membros mesa da assembleia-geral, durante este processo verificaram-se ainda – segundo Fátima Silva – algumas “irregularidades” no processo da constituição da lista A, liderada por Cândido Pereira.

“Constatámos que esse processo da constituição da lista também não estava em conformidade com os requisitos legais, não havendo até declarações de aceitação dos sócios para os lugares que estavam em eleição. Até havia a situação de um marido e mulher que estavam no mesmo órgão, o que não é permitido”, relatou ao DIÁRIO.

Depois deste período inicial “mais atribulado”, a eleição decorreu de forma “pacífica”, acrescenta.

O acto eleitoral começou por volta das 09h20 e terminou às 13 horas, procedendo-se em seguida à contagem dos votos, que foi acompanhada por um membro da direcção. Entretanto, alguns dos membros da mesa da assembleia-geral acabaram por aparecer e participar na votação.

Ao todo participaram 179 votantes e, após a contagem dos votos, a Lista B venceu com a maioria (135 votos).

Segundo os estatutos, a lista eleita deverá tomar posse até sete dias após a eleição.

De ressalvar que da lista de sócios da Casa do Povo do Porto Santo constam cerca de 400 sócios, mas Fátima Silva admite que “muitos destes já terão falecido”, carecendo a mesma de uma actualização.

“Agora vamos trabalhar em prol do Porto Santo que é isso que importa”, rematou.