Mundo

Ministro da Economia diz que a pandemia e guerra na Ucrânia podem favorecer o Brasil

Foto: EPA/Joedson Alves
Foto: EPA/Joedson Alves

O ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, disse hoje que a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia podem representar oportunidades para o Brasil, uma vez que as ruturas de cadeias produtivas abriram espaço para relocalizações industriais.

"É uma oportunidade histórica a que o Brasil tem agora, como consequência de duas crises absolutamente inesperadas. Precisamos compreender isso para nos posicionarmos corretamente. Essa rutura de cadeias produtivas e a consequente relocalização industrial", disse Guedes num seminário em Brasília.

O ministro brasileiro acrescentou que essa reconfiguração das cadeias produtivas globais teria como alicerce uma proximidade logística e a reconfiguração das cadeias produtivas que "serão baseadas em confiabilidade e em segurança institucional".

"É basicamente em cima da confiança. Querem alguém que siga as regras do jogo, que não mude regras e não tome medidas unilaterais agressivas e geopoliticamente instáveis. Querem que sejam previsíveis. O Brasil está perto e é confiável", afirmou o ministro brasileiro.

Guedes também defendeu que o Brasil faça uma reforma tributária para estar bem posicionado neste momento de reconfiguração das cadeias produtivas globais e garantir o acesso à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

"Se o Brasil está perto e é confiável para ter uma relocalização e uma reconfiguração das cadeias produtivas globais, nós precisamos fazer a nossa reforma tributária. Nós queremos um acesso à OCDE, já estamos na lista, e nós apresentamos aqui a nossa reforma tributária andando nessa direção: baixando os impostos sobre as empresas", concluiu.