Mundo

Malária matou pelo menos 126 pessoas este ano em Moçambique

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Pelo menos 126 pessoas morreram vítimas de malária no primeiro trimestre deste ano em Moçambique, anunciou hoje o primeiro-ministro, referindo que o caminho para a eliminação da doença ainda é "longo e difícil".

"Tendo em conta esta situação, reconhecemos que o caminho até atingir a eliminação da malária, como plasmado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ainda é longo e difícil", disse Adriano Maleiane, citado pela Televisão de Moçambique.

O governante falava durante a cerimónia de celebração do Dia Mundial da Luta Contra a Malária, assinalado na segunda-feira.

Segundo o primeiro-ministro, o número de mortes por malária tende a reduzir em Moçambique, tendo sido registados 193 óbitos no primeiro trimestre de 2020 e baixado para 142 no mesmo período de 2021.

O número de casos da doença também reduziu, tendo sido registados cerca de 10 milhões em 2021, contra mais de 11 milhões de casos em 2020, uma redução em 11%, avançou Adriano Maleiane.

"Se continuarmos a agir em conjunto poderemos atingir as metas previstas e ter a malária sob controlo no nosso país", disse o primeiro-ministro, num apelo à adoção de medidas de prevenção da doença.