Mundo

Dez mineiros desaparecidos em acidente numa mina na Polónia

None

Dez pessoas estão desaparecidas na sequência de um segundo acidente numa mina de carvão esta semana na Polónia, anunciou hoje a empresa mineira Jastrzebska Spolka Weglowa (JSW).

"Os socorristas estão sem contacto com 10 pessoas" que estavam na mina de Zofiowka (sul da Polónia)", afirma em comunicado a empresa, que também é proprietária da mina de Pniowek, onde cinco pessoas morreram e sete desapareceram na sequência de uma explosão na quarta-feira.

De acordo com a empresa, a explosão ocorreu a uma profundidade de 900 metros às 03:40 locais (01:40 em Portugal) e foi acompanhada por uma grande fuga de metano.

Em 2018, cinco mineiros morreram na mesma mina, refere a agência France Press (AFP), adiantando que é o segundo acidente em quatro dias na Polónia.

Na quarta-feira, uma explosão de metano na mina de carvão de Pniowek, em Pawlowice, no sul da Polónia, matou cinco pessoas.

As operações de resgate estavam a ser realizadas por 13 equipas, mas tiveram de ser suspensas devido a um incêndio no local e à necessidade de proteger os socorristas, afirmaram os responsáveis da JSW.

O contacto com sete dos socorristas foi perdido durante a operação, segundo a empresa.

A Polónia, que ainda depende do carvão para cerca de 70% da sua energia, sofreu outros acidentes mineiros nos últimos anos.

Em março de 2021, dois mineiros morreram e outros dois ficaram feridos num acidente na mina de Myslowice-Wesola, no sul do país.

Em 2021, o setor mineiro empregava quase 80.000 pessoas na Polónia