Madeira

PCP deseja criacção da Comissão Regional para as comemorações do do 25 de Abril

None

O deputado do PCP, Ricardo Lume, entregou hoje na Assembleia Legislativa um projecto de decreto legislativo regional para a criação da Comissão Regional para as comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril.

O partido comunista entende que estando criada uma Comissão Nacional e uma estrutura de missão, ao nível da República, para promover e organizar as comemorações, na Madeira também se justificar "valorizar o projecto autonómico como um dos acontecimentos evocativos da Revolução. É que a Revolução portuguesa de Abril é indissociável da Autonomia".

Ricardo Lume considera que "como já é claro nos objectivos e nos propósitos das comemorações divulgadas no plano nacional, a Autonomia não é minimamente realçada na ideia das comemorações nacionais".

Porque a experiência democrática portuguesa, nascida em 25 de Abril de 1974, se eleva e consolida com a Autonomia aprovada pela Constituição de 1976, torna - se um imperativo político valorizar em Abril a celebração da Revolução e da Autonomia. É neste contexto que é importante assegurar a constituição da Comissão Regional para comemorar na Madeira e no Porto Santo os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974.