Madeira

Liceu promove conferência sobre 25 de Abril

None

A Escola Secundária Jaime Moniz promove no dia 22 de Abril, pelas 11h30,  uma conferência para assinalar a Revolução de 25 de Abril de 1974.

"Esta actividade tem como objectivos comemorar os 48 anos do 25 de Abril; apresentar testemunhos da vida no Estado Novo e da passagem deste para a democracia e manter viva esta memória nas gerações mais jovens", informa um comunicado enviado.

Testemunhos da Revolução vão relatar memórias vivenciadas em Abril de 1974. Gabriel de Jesus Pita, antigo professor do Liceu e 'militar de Abril' e António Gonçalves, furriel miliciano e membro integrante da coluna do capitão Salgueiro Maia serão os oradores convidados.

Gabriel Pita abordará a passagem do Estado Novo para a era da democracia, enquanto António Gonçalves falará do papel que teve na realização da operação que culminou o golpe de Estado.

Além das comunicações dos palestrantes vai existir declamações de poemas de Abril bem como a exploração de vários excertos visuais. 

A assistência será constituída por duas turmas de 12º ano (45 e 47), por uma turma de 11º e por outros elementos da escola que queiram inscrever-se, informa nota enviada.

A iniciativa foi organizada pelas professoras de história e português, Sandra Sousa e Sílvia Mata,  e pretende assinalar os feriados significativos da história nacional.