5 Sentidos

ADEGI marca presença na I Feira do Livro de Santa Cruz

None Ver Galeria

A Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Globais e Insulares (ADEGI), esteve presente na primeira edição da Feira do Livro de Santa Cruz, com a conversa literária “Que Literatura na Madeira”.

Perante uma plateia composta maioritariamente por alunos dos 7.º e 8.º anos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, Luísa Paolinelli, Cátia Pestana e Carlos Barradas falaram do orgulho que todos devem ter na literatura da Madeira e alertaram para a importância de se conhecer os autores madeirenses. Numa conversa que teve por mote os três volumes já publicados da Coleção Bússola, 'Diário de Nápoles a Jerusalém', de Maria Celina Sauvayre da Câmara, 'Vinte e Um dias de Bote', de Humberto Passos Freitas, e 'Almas e Terras por onde eu passei', de Luzia, a professora universitária e presidente da ADEGI e os dois investigadores da associação lembraram que “a investigação faz-nos não perder uma das melhores características das crianças e jovens: a curiosidade de descobrir o mundo”, conforme frisou Luísa Paolinelli.

“É preciso muita curiosidade para mergulharmos nos arquivos e descobrirmos textos que as outras pessoas não conhecem ou que há já tanto tempo que deles não se ouve falar, que é como se nunca tivessem existido”, completou Cátia Pestana, aludindo para a missão desta associação, nomeadamente através desta Coleção Bússola, “de descoberta daquilo que outrora foi publicado, mas que se perdeu no tempo”.

A ADEGI tem, neste momento, em mãos a publicação de um novo livro, o “Diário de Luzia”, de nome Luísa Grande Lomelino, cuja publicação está prevista para junho deste ano.