A Guerra Mundo

Quatro feridos graves em Energodar numa manifestação contra ocupação russa

None
Foto Getty Images

Uma manifestação em Energodar, uma cidade no sul da Ucrânia ocupada por militares russos, foi dispersa hoje com tiros de morteiro e granadas de gás, que feriram quatro pessoas, disse à AFP uma autoridade ucraniana.

"Hoje em Energodar, os moradores da cidade reuniram-se de novo manifestando-se em apoio da Ucrânia e cantando o hino nacional", postou na rede social Facebook a responsável pelos Direitos Humanos no Parlamento ucraniano, Lyoudmyla Denisova.

"Os ocupantes [militares russos] usaram granadas de gás e dispararam tiros de morteiro contra os moradores, sendo que quatro pessoas ficaram gravemente feridas e com queimaduras", informou.

Vídeos colocados na Internet mostram pessoas a correr numa praça em Energodar no meio de explosões de granadas de gás e de nuvens de fumo branco.

"Alguns dos manifestantes foram metidos à força em carrinhas da polícia e levados para um local desconhecido", sublinhou a mesma fonte.

Lioudmyla Denissova acusou ainda os militares russos de "aterrorizarem a população" desde que ocuparam a cidade no início de março deste ano.

A central nuclear de Zaporozhye, a maior da Ucrânia, está situada na região de Energodar, sendo que a cidade foi ocupada por militares russos depois de violentos combates redor da central nuclear.

A população tem vindo a juntar-se e a protestar contra a ocupação levada a cabo pelas forças russas.