A Guerra Mundo

Bombardeamento russo a centro médico em Kharkiv mata quatro civis

None
FOTO EPA/ANDRZEJ LANGE POLAND OUT

Um bombardeamento das forças russas atingiu um centro médico em Kharkiv, no leste da Ucrânia, matando quatro civis e provocando ferimentos em outras três pessoas, disse hoje a polícia local, citada pelas agências internacionais.

"Sete civis ficaram feridos, quatro dos quais não resistiram aos ferimentos na sequência de um bombardeamento efetuado com um lançador múltiplo de 'rockets'", informou a polícia numa mensagem publicada na rede social Telegram, acrescentando que o ataque ocorreu "por volta das 05:45 GMT (a mesma hora de Lisboa)" visando um "centro médico" na zona sul de Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, situada perto da fronteira com a Rússia.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou, entre a população civil, pelo menos 1.035 mortos, incluindo 90 crianças, e 1.650 feridos, dos quais 118 são menores, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,70 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.